O Ano Da Lebre – Kaarlo Vatanen, jornalista, sente-se exausto, cansado da vida urbana. Em uma noite de verão, durante seu trabalho, atropela acidentalmente uma pequena lebre que atravessava uma estrada do campo. Ele, então, sai em busca da criaturinha ferida. Este pequeno incidente se torna uma experiência transformadora para Vatanen, que decide se libertar dos grilhões do mundo: larga o emprego, deixa a esposa, vende suas posses e parte em uma jornada pelas selvas finlandesas com sua nova companhia. Suas aventuras envolvem grandes queimadas, sacrifícios pagãos, jogos de guerra, ursos assassinos e muito mais.
“O jornalista pegou a lebre aterrorizada no colo. Quebrou um pedaço de graveto e fez uma tala para a pata quebrada, usando trapos rasgados do próprio lenço. O animal aninhou a cabeça entre as pequenas patas dianteiras, as orelhas tremendo com as batidas do seu coração.”
Poderíamos dividir O Ano Da Lebre pelas mulheres que atravessaram a vida de Vatanen. No início temos a “esposa”. Representa a sua vida enfadonha, tudo o que ele quer de alguma forma apagar, mas falta-lhe coragem. Ele precisa romper com este passado, a questão aqui é a “desobediência”. É o momento da vida em que olhamos para trás e nos questionamos se valeu a pena o que fizemos para chegar aonde chegamos.
Publicado originalmente em 1975 e traduzido para dezenas de idiomas, O Ano Da Lebre é uma instigante mistura de farsa, crise de meia-idade e livro de viagem, além de uma fábula sobre liberdade, compromisso e sobrevivência. Considerado uma obra-prima da literatura mundial pela UNESCO Collection of Representative Works, foi ganhador do Prix Littéraire Air Inter (1989), do Pro Finlândia (1993) e do Premio Letterario Giuseppe Acerbi (1994), além de ter sido adaptado duas vezes para o cinema, em 1977 e 2006.
Autor fundamental da literatura finlandesa, Arto Paasilinna nasceu em Kittilä, em 1942. Jornalista que se tornou romancista, seus livros altamente imaginativos venderam mais de 7 milhões de exemplares no mundo todo, tendo sido publicados em mais de 40 idiomas e diversas vezes adaptados para o cinema.

Camisa Abraço De Livro

Deixe uma resposta