Suzanne O’Sullivan – Isso É Coisa Da Sua Cabeça

Posted on Posted in Psicologia

Isso É Coisa Da Sua Cabeça: Histórias verdadeiras sobre doenças imaginárias – Nosso corpo responde instintivamente às emoções vigentes em nosso cérebro. O frio na barriga, por exemplo, é uma reação corporal à ansiedade, ninguém duvida disso. Alguns sintomas físicos, contudo, não têm motivo aparente. A partir do relato das dificuldades enfrentadas pelos pacientes que tratou a Dra. Suzanne O’Sullivan confirma que, apesar da manifestação ostensiva, algumas doenças são impossíveis de ser detectadas pelos diagnósticos clínicos.
Ao expor casos reais de transtornos psicossomáticos, a autora demonstra os efeitos concretos de patologias psicogênicas. A leitura de Isso É Coisa Da Sua Cabeça não apenas promove uma reflexão profunda sobre saúde psíquica, mas também revela nossa dificuldade em identificar a relação íntima entre corpo e mente.
A neurologista irlandesa Suzanne O’Sullivan conheceu Yvonne assim que se formou em medicina. A paciente estava cega, e não havia uma causa física para o problema – era uma manifestação do estresse emocional.
Yvonne, de 40 anos, tinha entrado no hospital no dia anterior, depois que um colega de trabalho acertara um produto de limpeza nos seus olhos.
Sucessivas lavagens não aliviaram a dor e a irritação dos olhos, nem lhe devolveram a visão.
Os exames de Yvonne nos seis meses seguintes, no entanto, tiveram o mesmo resultado: a cegueira não tinha nenhuma causa física.
Os médicos concluíram então que a deficiência visual dela era de origem psicossomática. Ou seja: era a manifestação física de estresse emocional.
Yvonne foi uma das primeiras de uma longa relação de pacientes com problemas psicossomáticos que a O’Sullivan viu em 20 anos de carreira.
A história dela e a de outros seis pacientes estão no Isso É Coisa Da Sua Cabeça escrito pela médica em 2015.
A obra ganhou no ano passado o prestigiado prêmio literário britânico Wellcome Book Prize.
Isso É Coisa Da Sua Cabeça é um relato humano e cheio de compaixão das histórias de alguns dos seus pacientes e das dificuldades da neurologista de trabalhar nessa área da medicina, estigmatizada pela sociedade.

Camisa Digitalizado

Deixe uma resposta