Liane Mählmann Kipper & Outros – Manual De Propriedade Intelectual

Posted on Posted in Ciências, Direito, Tecnologia

Manual De Propriedade Intelectual – Nos dias de hoje, a inovação tecnológica vem sendo reconhecida pelas organizações, como alternativa para fortalecer o desenvolvimento e o crescimento econômico. O avanço tecnológico torna-se fundamental para que uma empresa amplie sua produtividade e sua riqueza.
Mas inovar não é tarefa fácil. Nas teorias da gestão do conhecimento observamos que existe uma espiral do conhecimento que pode ser entendida com o início no aprender, depois validar, passando pelo passo da esquematização para chegar à criação.
Se extrapolarmos este conceito para ciência, tecnologia e inovação, podemos entender que elas estão em uma espiral que pode produzir propriedade intelectual (marcas, patentes, desenho industrial, direito autoral, software, cultivares, etc.), ou seja, ciência, tecnologia, inovação e propriedade intelectual estão interligadas.
Para que isso ocorra, há necessidade de gerar e socializar o conhecimento sobre o que é propriedade intelectual. Este assunto é muito importante, pois a partir do uso da propriedade intelectual geram-se garantias legais, concedidas através de direitos exclusivos, por um determinado tempo sobre uma invenção.
Não há como imaginar, criar, descobrir algo novo, se não houver contato com a tecnologia, com a inovação. Para que isso ocorra, é preciso ter ferramentas acessíveis para realizar buscas de informações, que possamos utilizar, e extrair o máximo de conhecimentos. E é por isso que é fundamental que haja a pesquisa em nossas vidas, descobrindo processos, produtos novos, fazendo parte do crescimento de nossa vida.
Outra questão importante a ressaltar é a transferência de tecnologia, pois proporciona benefícios para o desenvolvimento de nosso país.
Este Manual De Propriedade Intelectual tem o objetivo de contribuir com a divulgação da importância da propriedade intelectual junto a toda a comunidade acadêmica, professores, funcionários e alunos. Ele também busca trazer para os alunos da graduação e da pós-graduação o passo a passo da pesquisa em bases de patentes, lócus onde a novidade em todas as áreas do conhecimento esta disponível e ainda é pouco utilizada.

Camisa Vendo Mais Longe

Deixe uma resposta