Espaços Livres De Uso Público apresenta alguns estudos de casos voltados à acessibilidade, desenho universal e aos mobiliários urbanos presentes em praças e jardins, bem como, discute o uso e a função das áreas verdes enquanto espaços de livres de uso público.
Dentre os capítulos desse livro, foram reunidos trabalhos desenvolvidos por alunos ligados a Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, a exemplo da PEU/UEM, PPGEO/UFU, PPGG/FCT-UNESP, PPGGC-RC/UFG e PPU/UEM e UEL, todos reconhecidos pela CAPES e por docentes da área da arquitetura, urbanismo, engenharia civil e geografia.
Para melhor compreensão da importância sobre a temática proposta nessas páginas, deve-se considerar que estes espaços são protegidos por um regime jurídico administrativo, o qual assegura sua finalidade de “uso comum do povo”, por meio da inalienabilidade, impenhorabilidade e a imprescritibilidade atribuída ao bem público. E ainda, estes espaços quando vegetados contribuem para melhoria da qualidade ambiental nos assentamentos urbanos essencialmente no combate à poluição do ar através da fotossíntese; na regulação da umidade e temperatura do ar; na contribuição à permeabilidade, fertilidade e umidade do solo, evitando a formação de processos erosivos; redução dos níveis de ruído, além de servir como fonte de absorção de barulho das cidades, dentre outros.
Os dois primeiros capítulos enfocam cidades interioranas que em sua maioria, via de regra, ficam à margem de estudos com características interdisciplinares como as tratadas.
E, os demais capítulos, ora abordam com mais precisão o verde de cidades, ora elementos, como os equipamentos urbanos e, alguns, também componentes de espaços públicos urbanos denominados praças, que são importantes tanto para o verde em si quanto para a dinâmica estrutural e funcional de quaisquer cidades.
Por fim, o sexto capítulo traz uma abordagem integrada e com foco na legislação do assunto, atendo-se, prioritariamente, nos espaços livres de uso público que se acredita ser de suma importância para o planejamento adequado de cidades, considerando-se as diferentes escalas, bem como para a sociedade em geral.

Deixe uma resposta