Crítica Do Cinema

Crítica De Cinema: Reflexões Sobre Um Discurso é o resultado de um Seminário que teve lugar na UBI (Universidade da Beira Interior), a 22 de março de 2017, organizado em conjunto com a Universidade de Salamanca e a Universidade de Coimbra. Para além de representantes dessas universidades, o evento contou com a presença de outros investigadores que partilharam do mesmo objetivo central do seminário: questionar o discurso mais visível sobre os filmes, a crítica de cinema.


Tendo a crítica de cinema como objeto de estudo, o Seminário promoveu o diálogo entre investigadores e participantes a respeito das seguintes linhas temáticas: a(s) teoria(s) do cinema e a Crítica; a crítica de cinema, os movimentos cinematográficos e cinema de autor; a crítica enquanto gênero literário; as particularidades estilísticas e argumentos do discurso crítico; a recepção da crítica e novos modos de cinefilia através dos meios digitais. No presente livro reunimos algumas das comunicações apresentadas.
José Antonio Pérez Bowie em “La recepción crítica del nuevo documental. Su tratamiento en las páginas del suplemento el cultural del diario el mundo (2000-2010)” discorre sobre a recepção crítica de cinema documental no Suplemento El Cultural do diário El Mundo, o periódico que, em Espanha, mais atenção dedicou a esse gênero. José Antonio Pérez Bowie dá conta de um discurso que pretende apresentar razões para o êxito desse cinema, propõe-lhe novas denominações, assinala as suas particularidade e destaca o discurso de alguns realizadores. A partir destas constatações o intento é uma classificação das diversas manifestações a respeito do documentário presentes nesse Suplemento.
“Particularidades da crítica de cinema”, assinado por Tito Cardoso e Cunha traz-nos uma reflexão sobre os objetivos da crítica de cinema, a sua utilidade e os meios argumentativos de que se serve para persuadir o leitor.
“Los pasos dobles (2011), de Isaki Lacuesta: crítica y artefacto” tem como objetivo explicar a polarização da crítica perante o inesperado prêmio que Los pasos dobles recebeu no Festival de San Sebastián. O contexto do próprio festival, sua política e relação com o cinema espanhol e, em especial, a dificuldade em descrever um filme de natureza marcadamente intermedial, com as ferramentas habituais da crítica de cinema institucionalizada são o enfoque do texto de Fernando González García.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Crítica Do Cinema

Crítica De Cinema: Reflexões Sobre Um Discurso é o resultado de um Seminário que teve lugar na UBI (Universidade da Beira Interior), a 22 de março de 2017, organizado em conjunto com a Universidade de Salamanca e a Universidade de Coimbra. Para além de representantes dessas universidades, o evento contou com a presença de outros investigadores que partilharam do mesmo objetivo central do seminário: questionar o discurso mais visível sobre os filmes, a crítica de cinema.
Tendo a crítica de cinema como objeto de estudo, o Seminário promoveu o diálogo entre investigadores e participantes a respeito das seguintes linhas temáticas: a(s) teoria(s) do cinema e a Crítica; a crítica de cinema, os movimentos cinematográficos e cinema de autor; a crítica enquanto gênero literário; as particularidades estilísticas e argumentos do discurso crítico; a recepção da crítica e novos modos de cinefilia através dos meios digitais. No presente livro reunimos algumas das comunicações apresentadas.
José Antonio Pérez Bowie em “La recepción crítica del nuevo documental. Su tratamiento en las páginas del suplemento el cultural del diario el mundo (2000-2010)” discorre sobre a recepção crítica de cinema documental no Suplemento El Cultural do diário El Mundo, o periódico que, em Espanha, mais atenção dedicou a esse gênero. José Antonio Pérez Bowie dá conta de um discurso que pretende apresentar razões para o êxito desse cinema, propõe-lhe novas denominações, assinala as suas particularidade e destaca o discurso de alguns realizadores. A partir destas constatações o intento é uma classificação das diversas manifestações a respeito do documentário presentes nesse Suplemento.
“Particularidades da crítica de cinema”, assinado por Tito Cardoso e Cunha traz-nos uma reflexão sobre os objetivos da crítica de cinema, a sua utilidade e os meios argumentativos de que se serve para persuadir o leitor.
“Los pasos dobles (2011), de Isaki Lacuesta: crítica y artefacto” tem como objetivo explicar a polarização da crítica perante o inesperado prêmio que Los pasos dobles recebeu no Festival de San Sebastián. O contexto do próprio festival, sua política e relação com o cinema espanhol e, em especial, a dificuldade em descrever um filme de natureza marcadamente intermedial, com as ferramentas habituais da crítica de cinema institucionalizada são o enfoque do texto de Fernando González García.

https://livrandante.com.br/produto/camisa-vendo-mais-longe/

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog