Fábio Ribeiro Mendes – Meu Filho Não Quer Estudar

Posted on Posted in Educação, Pedagogia, Psicologia

Meu Filho Não Quer Estudar – Acompanhar o estudo dos filhos é uma tarefa cheia de armadilhas. É fácil perder-se diante de tantas tecnologias, falta de tempo e carências das mais diversas, nossas e deles. Percorrer esse caminho necessário é uma tarefa de aprendizado para os filhos, mas também para nós, pais e mães.
Apenas confiar no instinto pode nos levar a becos sem saída. Saber que ‘meu filho precisa estudar’ não significa que saibamos como acompanhar o estudo de nossos filhos. O estudo dos filhos tende a tornar o assunto uma zona de conflito. Meu Filho Não Quer Estudar vem auxiliar pais, mães e responsáveis a entenderem por que motivos os filhos não estudam para, afinal, resgatar o que é mais valioso – a proximidade com nossos filhos.
Dentre todos os ensinamentos que temos para oferecer, pelo menos um deles pode ser considerado comum a todas as famílias: que é preciso estudar. Sabemos que o estudo é fundamental para o futuro dos filhos e tentamos, de todas as formas, estimular essa atividade. O problema é que o entusiasmo inicial constatado nos primeiros momentos de vida escolar logo se esvai.
Tentamos acompanhar, estudar juntos, ver cadernos, estar próximos. No entanto, eles passam a ver esse interesse apenas como cobrança, que parecem não entender. A insistência cria um atrito. O assunto “estudo” se torna, infelizmente, uma zona de conflito e desentendimento. Assim, de todos os temas da vida cotidiana, é justamente o estudo que mais facilmente se candidata a um ponto de distanciamento.
A razão disso é que, ao contrário de outros ensinamentos que temos que passar, o estudo tem um resultado claro e objetivo: o desempenho escolar. Se as notas do boletim não são boas, os pais não têm como evitar tomar partido e requisitar que o filho corrija seu comportamento. Dessa forma, mesmo tendo uma boa relação com os filhos, é comum o caso em que o estudo se transforma em um assunto “tabu”, que gera conflito se abordado.
O problema é que, a cada trimestre e no final de ano, é um assunto obrigatório, pois não podemos relativizar o fato de as notas não serem as esperadas. Então, a exigência do estudo transforma-se em um terreno minado.

Camisa Bailarina

Deixe uma resposta