Amanda Dorneles & Outros (Orgs.) – História, Cultura E Religiosidades Afro-Brasileiras

Posted on Posted in Ciências Sociais, História, Religião

História, Cultura E Religiosidades Afro-Brasileiras – A Universidade La Salle mais uma vez possibilita a seus alunos e à comunidade em geral, a oportunidade de partilhar pesquisas realizadas, tanto interna quanto externamente, por seus alunos, professores e integrantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES).
Desta vez reunimos dois eventos bastante significativos e já constantes da grade de realizações anuais da Universidade: o III Colóquio Discente do Curso de História e o II Colóquio Cultura e Religiosidades Afro-Brasileiras.
Pensamos que não basta a produção do conhecimento em uma IES. Este conhecimento precisa circular, ser apropriado, criticado, servir de oportunidade para que um público mais amplo se beneficie do que a Universidade produz.
Além disso, pensamos que o conhecimento produzido necessita estar em harmonia com as aspirações, necessidades sociais, pois só assim teremos uma Universidade articulada com as demandas da sociedade e comprometida com a edificação de um mundo melhor.
Os dois eventos realizados, pelas suas características, público envolvido, temáticas analisadas e objetivos perseguidos, sem dúvida, vão ao encontro dessa necessária articulação com as demandas sociais. Os dois eventos que motivaram este livro ocorreram no âmbito, principalmente das produções ligadas à área humanística, explicitamente à História no caso do Colóquio Discente.
Este último evento mobiliza os acadêmicos de História (Bacharelado e Licenciatura) em relação à prática da pesquisa historiográfica e à produção de artigos. Trata-se de um momento muito especial na formação dos estudantes, que, além disso, familiarizam-se com as atividades concernentes ao planejamento e execução de um evento cientifico.
Sobre o II Colóquio Cultura e Religiosidades Afro-Brasileiras, a pauta de discussões, as Conferências e Mesas Redondas foram momentos importantíssimos para que a nossa Universidade intensificasse ações no sentido de refletir sobre o complexo cultural afrodescendente, bem como engajar-se ainda mais pelo respeito aos seus direitos e à sua memória. Por outro lado, pensamos que este II Colóquio Cultura e Religiosidades Afro-Brasileiras se insere na linha de uma IES extremamente voltada para a reflexão crítica do que somos e dos projetos destinados a enfrentar os desafios do pressente.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta