Antonio Luiz M. C. Costa – Títulos De Nobreza E Hierarquias

Posted on Posted in História

Como devemos nos dirigir a um Rei? Um Sultão é a mesma coisa que um Califa? Quem era mais importante, um Duque ou um Barão? Que cargos havia nas cortes da Idade Média? Para responder a essas e a outras perguntas de curiosos pelas organizações sociais e militares através do tempo, Títulos De Nobreza E Hierarquias traz uma pesquisa detalhada de Antonio Luiz M. C. Costa, autor de ficção especulativa e editor de política internacional da Carta Capital.
Títulos de Nobreza e Hierarquias: um guia sobre as graduações sociais na história é um extenso manual que vai desde os incas, polinésios, indianos e japoneses à Europa, berço de civilizações conquistadoras, tribos bárbaras e da maior organização religiosa do mundo, a Igreja Católica.
Com um texto acessível e que traz referências à literatura e cultura pop, explorar os intrincados labirintos das hierarquias será como um passeio.
Viajando pelos continentes, descubra como tratar nobres e plebeus da Antiguidade à atualidade, decifre as denominações e divisões dentro das sociedades secretas e marche pelas forças armadas de diversas culturas.
Este manual sobre o uso de títulos e conceitos de nobreza e hierarquia foi escrito a pedido da Editora Draco para ajudar a orientar escritores. Quase todos os autores iniciantes de contos e romances de fantasia ambientam suas tramas na Idade Média europeia ou num mundo imaginário nela baseado e para a maioria a referência única ou principal é o mundo dos lordes e cavaleiros da Inglaterra medieval, pois se inspiram em autores britânicos ou estadunidenses de alta fantasia ou fantasia histórica.
Mas em quase todos os casos é comum que cometam erros óbvios aos olhos de qualquer inglês, ou mesmo de qualquer um que conheça história ou literatura clássica. Provavelmente porque o Brasil não teve uma nobreza tradicional, salvo pela transplantada família imperial. Os títulos de nobreza eram distribuídos pelo Imperador como se fossem condecorações e não eram hereditários.
Em relação ao trabalho original, publicado no blog da Draco, este foi muito ampliado. Além da expansão e revisão das hierarquias feudais e nobiliárias, esta obra inclui também as hierarquias eclesiásticas, cuja importância na Europa medieval e moderna foi tão importante quanto as da aristocracia, com ênfase nas ordens religiosas e em especial nas ordens de cavalaria.
Incluímos também uma explicação das hierarquias militares e de sua história desde o fim da Idade Média, visto que forças militares de terra, mar e ar, mesmo modernas, são temas recorrentes na fantasia e ficção científica e pode ser difícil a um autor de formação totalmente civil entender o significado de suas hierarquias.

   

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta