Jean-Jacques Marie – História Da Guerra Civil Russa: 1917-1922

Posted on Posted in Ciências Sociais, História

Entre outubro de 1917 e meados de 1922, uma guerra civil devastou a Rússia antes que os bolcheviques finalmente tivessem derrotado seus inimigos brancos e verdes e assumido o poder no lugar do deposto tsar Nicolau II. Foram quase cinco anos de destruição, mortes e até canibalismo.
É sobre esse período que o historiador francês Jean-Jacques Marie, um dos mais renomados pesquisadores sobre o tema, se debruça em História Da Guerra Civil Russa: 1917-1922. A consolidação do Estado soviético custou a vida de aproximadamente 8 milhões de pessoas – números que são discutidos no livro e que oscilam entre 8 e 20 milhões.
Dividido em doze capítulos, História Da Guerra Civil Russa: 1917-1922 não se atém apenas aos combates e batalhas (embora, com farta documentação original, tenha riqueza de detalhes), mas faz uma análise crítica da participação dos diversos grupos e vertentes políticas envolvidas, a presença e a “mão” estrangeira, assim como as insurreições camponesas e os “Exércitos verdes”, quase sempre excluídos das narrativas sobre a Revolução Russa.
Além da narrativa histórica, o livro de Marie conta ainda com fotografias, mapas históricos, a cronologia dos principais eventos entre 1917 e 1922, uma minibiografia dos principais líderes políticos e militares envolvidos e um glossário de termos políticos e de movimentos e instituições – o que facilita a compressão para um público não especializado.
A Revolução Russa começou com a deposição do czar em fevereiro de 1917. Em outubro do mesmo ano, os bolcheviques chegaram ao poder, sob a liderança de Lenin. Mas o Estado soviético só se consolida depois de uma guerra fratricida que durou até 1922 e causou milhões de mortos. O fato, escondido pelo stalinismo, é que até o fim da guerra civil o poder bolchevique foi contestado dentro das fronteiras do próprio Estado.
Em diferentes pontos da então Rússia europeia, como a Ucrânia, assim como na Rússia asiática, importantes setores da complexa sociedade russa se ergueram em armas, e por diversas vezes estiveram a ponto de ameaçar o poder dos bolcheviques, como esta História da guerra civil conta, com riqueza de detalhes, baseada em farta documentação.
Este livro é uma narrativa séria e equilibrada dessa guerra que abalou o país, dividiu sua população e contou com a presença direta e indireta de várias potências estrangeiras. É também uma fina análise das partes nela envolvidas. Fruto de cuidadosa reconstituição histórica, esta obra do historiador francês Jean-Jacques Marie traz documentos até agora inéditos para quem não conhece a língua russa.
Entender essa guerra civil ajuda a compreender o Estado soviético, algo inconcebível sem que se conheça os atores, o cenário e os acontecimentos que são apresentados em História Da Guerra Civil Russa: 1917-1922.

Deixe uma resposta