Luiz Carlos Travaglia & Outros (Orgs.) – Lingua(gem): Reflexões E Perspectivas

Lingua(gem): Reflexões E Perspectivas foi o livro com que o então Programa de Pós-Graduação em Linguística – Curso de Mestrado em Linguística do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), lançou em 2003 a coleção Linguística In Focus.
O objetivo da coleção era e é “divulgar a produção científica do Programa e de pesquisadores convidados, ou participantes de eventos promovidos pelo ILEEL”, como se pode ver declarado na apresentação feita para o primeiro volume em sua primeira edição.
Temos agora a reedição de Lingua(gem): Reflexões E Perspectivas. Uma segunda edição é sempre um motivo de alegria e um estímulo para aqueles que estão envolvidos na composição do livro e também para os criadores de uma coleção por vários motivos.
Um dentre eles é perceber que muitos leram o que foi publicado e há ainda interesse de outros nessa leitura, o que evidencia de um certo modo a pertinência e a importância dos trabalhos publicados.
O Programa de Pós-graduação em Linguística conta atualmente com três linhas de pesquisa: 1) Teorias e Análises Linguísticas: estudos sobre Léxico, Morfologia e Sintaxe; 2) Estudos sobre Texto e Discurso e 3) Estudos sobre o Ensino/Aprendizagem de Línguas.
Os trabalhos apresentados em Lingua(gem): Reflexões E Perspectivas relacionam-se com projetos ligados às três linhas. Para a linha 1 encontram-se dois trabalhos sobre morfologia e léxico dentro de questões referentes à mudança linguística no quadro dos estudos da gramaticalização.
Nessa mesma linha, três outros trabalhos tratam de questões de lexicologia e constituição de dicionários e um sobre sintaxe. Os estudos de Fernandes e Santos pertencem à linha de pesquisa 2, dentro dos quadros da Análise do Discurso.
Os trabalhos de Azambuja e Guilherme de Castro também relacionam-se com a linha de pesquisa 2, dentro do quadro da Linguística Textual e da Análise da Conversação, mas voltam-se para reflexões sobre o ensino e aprendizagem de língua e ligam-se, portanto, também à linha de pesquisa 3.
Exclusivamente atinentes a esta última linha, temos os estudos de Figueiredo e Jesus; ambos abordam questões relativas à leitura.

Deixe uma resposta