As Paixões Humanas Em Thomas Hobbes

No prefácio de Do Cidadão, Hobbes diz que as afecções da mente (paixões humanas) não podem ser tomadas como perversas em si mesmas e o exemplo disso pode ser apresentado quando observamos uma criança que tem fome e não é alimentada

, ela chora e pode se tornar agressiva, porém isso não significa que ela seja má, mas sim que ela reage a uma necessidade natural.
As afeições da mente que surgem somente das partes inferiores da alma não são perversas em si mesmas [...]. Se não dermos às crianças tudo o que elas pedem, elas serão impertinentes, e chorarão, e às vezes até baterão em seus pais, e tudo isso farão por natureza; e no entanto não têm culpa, e não será apropriado dizê-las más.
O mesmo pode ser observado no Leviatã quando Hobbes diz que "Os desejos e outras paixões do homem não são em si mesmos um pecado. Tampouco o são as ações que derivam dessas paixões". O propósito desse trabalho é compreender aspossibilidades e as implicações dessa afirmação, ou seja, entender as paixões humanas na obra de Hobbes como um movimento de reação1 à ação do movimento de objetos externos de modo que, por isso, elas não podem ser tomadas como boas ou más em si mesmas, mas sim como reações naturais próprias da lógica de funcionamento de todos os corpos naturais, inclusive o homem. Nesse sentido, a ética (que para Hobbes é o estudo das consequências das paixões da mente) deve ser melhor compreendida se a tomarmos como parte derivada da análise dos corpos naturais, e que, portanto, remete à consideração acerca da ciência física, como é exposto na tábua do conhecimento ilustrada por Hobbes no cap. IX do Leviatã.
Brevemente, é possível descrever esse capítulo da obra hobbesiana da seguinte forma: Da Filosofia (ou conhecimento das causas e consequências) deriva a filosofia natural e a filosofia política ou civil. Da filosofia natural surge a física (consequência das qualidades dos corpos). Esses corpos podem ser transitórios ou permanentes.

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No prefácio de Do Cidadão, Hobbes diz que as afecções da mente (paixões humanas) não podem ser tomadas como perversas em si mesmas e o exemplo disso pode ser apresentado quando observamos uma criança que tem fome e não é alimentada, ela chora e pode se tornar agressiva, porém isso não significa que ela seja má, mas sim que ela reage a uma necessidade natural.
As afeições da mente que surgem somente das partes inferiores da alma não são perversas em si mesmas […]. Se não dermos às crianças tudo o que elas pedem, elas serão impertinentes, e chorarão, e às vezes até baterão em seus pais, e tudo isso farão por natureza; e no entanto não têm culpa, e não será apropriado dizê-las más.
O mesmo pode ser observado no Leviatã quando Hobbes diz que “Os desejos e outras paixões do homem não são em si mesmos um pecado. Tampouco o são as ações que derivam dessas paixões”. O propósito desse trabalho é compreender aspossibilidades e as implicações dessa afirmação, ou seja, entender as paixões humanas na obra de Hobbes como um movimento de reação1 à ação do movimento de objetos externos de modo que, por isso, elas não podem ser tomadas como boas ou más em si mesmas, mas sim como reações naturais próprias da lógica de funcionamento de todos os corpos naturais, inclusive o homem. Nesse sentido, a ética (que para Hobbes é o estudo das consequências das paixões da mente) deve ser melhor compreendida se a tomarmos como parte derivada da análise dos corpos naturais, e que, portanto, remete à consideração acerca da ciência física, como é exposto na tábua do conhecimento ilustrada por Hobbes no cap. IX do Leviatã.
Brevemente, é possível descrever esse capítulo da obra hobbesiana da seguinte forma: Da Filosofia (ou conhecimento das causas e consequências) deriva a filosofia natural e a filosofia política ou civil. Da filosofia natural surge a física (consequência das qualidades dos corpos). Esses corpos podem ser transitórios ou permanentes.

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