Alex Matner – Teoria De Forças De Nietzsche: Cosmologia E Construção Dos Conceitos Nietzschianos

Posted on Posted in Filosofia

Esse livro tem como objetivo principal apresentar o conceito de Teoria de Forças, originalmente apresentado por Scarlett Marton em sua abordagem da obra de Nietzsche, procurando revitalizar a compreensão do conceito e reavaliar a obra do filósofo em busca de sua criação cosmológica, as maneiras de pensar seus conceitos principais e o modo como ele cria sua rede de ideias baseada na observação da natureza.
Partiremos das ideias apresentadas no livro Das forças cósmicas aos valores humanos de Scarlett Marton, buscando reapresentar sua argumentação em favor do reconhecimento dessa Teoria de Forças na filosofia de Friedrich Nietzsche.
A partir dessa perspectiva, trazida à luz nos anos noventa, nos aprofundaremos na obra de Nietzsche em busca de textos que corroborem a referida teoria, que a completem, que deem a ela novo enfoque; ou até mesmo que a desmintam, se esse for o caso.
Tentaremos reconstruir os conceitos principais do filósofo em busca de uma atualização de argumentos em favor dessa nova perspectiva na obra do autor. A ideia de uma cosmologia natural, baseada em observação física, desafia o entendimento de leitores do filósofo, sejam leigos ou estudiosos de sua filosofia. Através de nossa análise, procuraremos compreender melhor essa faceta pouco explorada de Nietzsche, tentando responder as questões relativas às ciências naturais, religando-as com uma abordagem filosófica mais fenomenológica, genealógica e experimental, em oposição ao formalismo lógico e analítico (predominante atualmente no início do século XXI).
Ao mesmo tempo, tentaremos corroborar a legitimidade dessa posição entre os estudiosos do filósofo, ainda pouco acostumados a ouvir sobre a Teoria de Forças. Apesar de reconhecer que Scarlett Marton já marcou seu lugar como especialista em Nietzsche, especificamente com esse assunto, queremos construir esse trabalho atualizando as suas conclusões, sua argumentação, refazendo o seu caminho conceitual e estabelecendo paralelos com algumas teorias e conhecimentos ligados às ciências, assim como a Filosofia da Ciência.

Deixe uma resposta