Arnaldo Fernandes Nogueira, Hellen Matildes Rodrigues Sá Silva, Julian Vicente Rodrigues & Maria De Lourdes Rocha Lima Nunes – Educação Em Direitos Humanos: Construindo Uma Cultura De Igualdade, Liberdade E Respeito À Diversidade

Posted on Posted in Ciências Sociais, Direito, Educação

cons

Faz parte da história da humanidade a organização dos seres humanos em coletividades, com o objetivo de lutar pela sobrevivência e em prol da manutenção de seus semelhantes. Porém, ao longo do tempo foram surgindo diversas situações extremamente injustas, geradas pela desigualdade.
A fim de corrigir ou de, pelo menos, diminuir essas situações, tanto do ponto de vista do exercício das liberdades individuais, como do ponto de vista dos desequilíbrios nas relações entre as pessoas, foram sendo estabelecidos acordos acerca dos direitos comuns a todas as pessoas, uma vez que todas possuem dignidade.
Sem desconsiderar a importância histórica de várias leis anteriores, destacam-se, como marcos do reconhecimento dos direitos humanos no mundo, pelo menos do ponto de vista da história ocidental, a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789), decorrente da Revolução Francesa, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então foram elaboradas e publicadas muitas normas internacionais sobre diversos tipos de direitos: civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

pdf

Deixe uma resposta