Este livro oferece ao leitor a possibilidade de construir saberes e desenvolver outros olhares sobre a Educação de Surdos, de modo que nos permita estabelecer relações reais sobre a formação dos professores, as estratégias de ensino no contexto da sala de aula e do apoio pedagógico, e as práticas docentes no atendimento ao estudante com surdez.
Os capítulos organizados nesta obra representam as vivências de profissionais que atuam na área da educação de pessoas surdas, sejam enquanto professores de surdos, professores de Libras, tradutores/intérpretes educacionais da Língua de Sinais, ou enquanto pesquisadores na área, apresentando resultados de seus trabalhos acadêmicos e de suas experiências construídas em contato com surdos no contexto educacional.
Discussões que permitem fortalecer conceitos e compreender a dinâmica da inclusão educacional estarão norteando o leitor deste material sob a perspectiva da valorização da Língua de Sinais enquanto língua natural dos surdos. Neste percurso, esta obra permite a constituição de um olhar para si mesmo a partir da perspectiva de quem é o outro, de suas singularidades, e que por sua vez nos permitem refletir sobre nossas práticas enquanto educadores.
Portanto, ao realizar um passeio por esta obra, poderemos compreender a pessoa surda como um sujeito cultural, que destituído de condições terapêuticas, constitui-se em seus aspectos linguísticos a partir de elementos de empoderamento que demarcam a sua diferença e tomam posse de seus espaços de conhecimento, seja na educação básica ou no ensino superior.
É nesta perspectiva que nós, educadores, somos confrontados com nossos saberes e olhares sobre a educação que vivenciamos, a educação que oferecemos, a educação que nos é proposta, e, sobretudo, a educação que os surdos esperam de nós.
A proposta deste livro também nos permite uma experiência interdisciplinar em pesquisa, quando nos apresenta novos olhares, tanto pelos aspectos dos pressupostos teóricos, quanto pelos dados de investigação experienciados na prática do atendimento educacional aos surdos. Como resultado destes saberes, podemos refletir a dialética da ação que envolve os surdos e os educadores, seus papéis exercidos nos espaços sociais e os impasses e dificuldades enfrentados nesta relação a fim de permitir o aprofundamento de novos conhecimentos e ampliar as condições de desenvolvimento tanto da prática docente, quanto do próprio aprendizado dos sujeitos surdos.
Educação De Surdos
- Educação, Pedagogia
- 37 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.