
A Coleção “Educação Popular e do Campo” apresenta um horizonte (talvez vários) de contribuições das construções históricas dos processos educacionais que demarcaram e tiveram (e têm) consequências na construção da Educação do Brasil.
Retrata as adversidades do processo educacional e consequente da Educação destinada aos povos do Campo. A discussão sinaliza erros históricos dos governantes e das governanças, fazendo correlações com as potencialidades do meio rural: questões geopolíticas, perspectivas social e educacional, formas de organizaçãosocial (artes, cultura, crenças…), lutas por conquistas e manutenção de direitos fundamentais, dentre outros.
Esse livro 1 da coleção visa evidenciar que a Educação do Campo é uma conquista de processos de lutas e debates que envolvem diversos setores da sociedade brasileira, e apesar de ser oficializada, a Educação do Campo é ainda pouco conhecida e sua temática fica relegada a segundo plano nas discussões educacionais.
Logo, compreender e difundir a Educação do Campo e em especial, analisando as mudanças ocorridas com a implantação do PRONACAMPO, nos diversos setores e níveis educacionais com a proposição de ações efetivas de enfrentamento de seus desafios constitui-se num passo importante e necessário a valorização da Educação do Campo e a possibilidade da garantia do exercício pleno de direitos pelos povos do campo.
O livro traz para o leitor a visão sistêmica do processo educacional. Incorpora aspectos fenomenológicos que propiciam reflexões e novos desvelos do conjunto de questões apresentadas.
Nessa direção, a/s forma/s que os autores observam ou interpretam os fenômenos e as questões do mundo/sociedade, em boa medida, retratando a geopolítica do meio rural e urbano relacionando-os ao retrato e papel da Educação Popular, do Campo e da Escola.
Há diversos olhares na construção deste livro. Não obstante, o olhar epistêmico parece ser único, norteado por princípios, materializado nas questões fundantes apresentadas. Assim os autores comungam questões que fazem sentido e têm significados para o conjunto das sociedades.
Esses valores são norteados por princípios humanitários, prevalência da dignidade humana, respeito às diferenças e garantia de direitos: à vida, à educação, à cultura, à liberdade de expressão, nas diversas formas de manifestação.
