
Os Direitos Humanos é o que de melhor foi inventando, político e socialmente, enquanto mecanismo de construção de civilidade. Pois, através do consenso possível acerca do mínimo necessário à condição humana digna, inúmeros diálogos tornam- se exequíveis e com eles pavimentam-se as condições de progresso da humanidade. São as pontes de diálogos, erigidas através do mecanismo dito Direitos Humanos, que permitem oferecer respostas complexas às questões igualmente complexas da modernidade.
Nessa senda, consegue-se estimar que é mediante as pontes de diálogos que se constroem convencimentos acerca do conteúdo mínimo à dignidade da pessoa humana, haja vista o máximo conteúdo ser o norte buscado, contudo, o mínimo conteúdo é a trincheira irredutível da condição humana frente aos desafios dos problemas sociais da modernidade.
Os organizadores da presente obra observando a necessidade de se construir um espaço de diálogo plural e aberto aos diversos atores sociais promoveram uma série de webinários sobre os mais variados temas do cânon acadêmico e de elevada relevância social, resultando na presente obra composta por 6 (seis) ensaios, os quais se interpenetram nos pontos criminológicos de conexão e o paradigma dos direitos humanos que orientou a todos pesquisadores.
Embora Questões Contemporâneas De Criminologia E Direitos humanos À Luz Das Complexidades Do Estado Moderno apresente diversos enfoques, todos os autores e os respectivos ensaios estão irmanados na preocupação na construção de sentidos e convencimentos acerca dos direitos humanos enquanto mecanismo de possibilidade de superação dos problemas sociais e de progresso da sociedade. De tal modo, que não é exagero aduzir que o leitor tem em suas mãos uma obra valiosa que enseja a reflexão e renova a esperança em dias melhores, através, do auspício daquilo que se nominou direitos humanos.
