
Há muitos anos o papel da inovação vem sendo destacado por economistas de diferentes correntes teóricas, como fundamental para o aumento da produtividade e para o desenvolvimento econômico.
Entretanto, sem uma contextualização dos objetivos das inovações, de suas variáveis setoriais e regionais e das diferentes formas de acessar e gerir novas tecnologias, tal percepção representa um simples clichê.
Inovações são apenas um meio para se alcançar outros objetivos de natureza econômica, social e ambiental e, portanto, não se devem considerar um fim em si mesmo, como insinuam as análises mais superficiais.
Existem muitas inovações que não são satisfatórias para seus usuários, seja por visarem essencialmente o interesse de fornecedores, por aprisionarem os usuários em padrões proprietários, ou por não se adequarem ao contexto socioeconômico local.
Por isso, estudar a gestão da inovação no âmbito regional é uma tarefa indispensável, caso se queira efetivamente contribuir para a solução de problemas enfrentados pela economia local.
O tema Inovação Tecnológica está na agenda de Organizações, Governos, e na Academia, como um dos desafios da atualidade. Mas para as IES e Institutos de Pesquisa, ainda é pouco familiar, assim como, a gestão profissional da produção intelectual destas instituições.
O livro Tópicos Em Gestão Da Inovação apresenta reflexões, análises e estudos de casos realizados no Estado da Bahia com o objetivo de complementar as referências bibliográficas nacionais sobre essa temática, e estimular novas iniciativas, tanto de formação de Gestores de Inovação, quanto de pesquisadores que possam aprimorar e agregar conhecimento à teoria e à prática da Gestão da Inovação.
Tópicos Em Gestão Da Inovação resulta da iniciativa oportuna de um grupo de pesquisadores e profissionais reunidos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com a finalidade de analisar diferentes aspectos da gestão da inovação, mantendo o foco voltado para uma região ainda carente de estudos, que orientem e potencializem os esforços locais de capacitação e desenvolvimento tecnológico.
Os resultados deste esforço, reunidos nesse volume, confirmam meu otimismo inicial, tanto pela pertinência quanto pela abrangência dos temas tratados.











