
Apresentar este livro de reflexões pedagógicas sobre diferentes processos de ensinar e de aprender no contexto da profissão magistério é, para mim, um exercício de renascimento.
Cada artigo lido me aproxima do grupo que se propôs a escrevê-lo e cada relato de experiência realizada me mobilizava a integrar em um elo de afetividade que nos irmana no espaço da formação de professores.
O livro me deixa uma lição sobre a questão metodológica no trabalho do professor que supera a questão do “como fazer” e se constitui como importante ferramenta de ensino/aprendizagem.
Dessa forma, fica estabelecida uma conversa entre amigos, onde diferentes visões de educação se cruzam e se fundem materializadas em procedimentos metodológicos utilizados na condução do conhecimento vivenciado pedagogicamente.
São diálogos construídos na interação entre a cultura escolar, a cultura popular e as experiências dos autores, que significam uma formação baseada nas políticas de educação e no respeito à comunidade onde os alunos estão inseridos.
Os registros aqui apresentados abrangem, igualmente, aspectos subjetivos como a afetividade e o desenvolvimento do processo educativo dos cursos de preparação para o magistério na direção do desenvolvimento da sensibilidade humana.
A perspectiva dialógica se encontra manifestada nas diferentes temáticas abordadas que se inserem nos campos da formação e do exercício profissional docente, situados nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura, indicando a necessidade de avanço na dimensão participativa e interdisciplinar, alimentando-se, ainda, nas reflexões que emergem das discussões sobre a profissionalização e identidade profissional docente.
Desafios presentes nestes campos – da formação inicial e continuada mediadas pelo diálogo com os contextos de vivência da profissão – se encontram evidenciados nos escritos dos autores e nos convidam a demorar nossos olhares sobre os mesmos.
