Formação Docente

Os textos apresentados refletem concepções e trajetórias de pesquisa em Educação, especialmente no contexto da formação docente.

O livro que ora se apresenta resulta de reflexões sobre a formação docente desenvolvidas no âmbito do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, campus de Marília.

Trata-se de uma coletânea de textos que bem reflete as convicções teóricas e as propostas de encaminhamento metodológico e de organização curricular em diversas áreas do conhecimento.

Todos os autores têm experiência profissional em diversos níveis da educação sendo que, no caso do ensino superior, uma marca dessa atuação específica é a persecução dos ideais da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, aspecto distintivo de discussão cujas implicações são decisivas para a formação de professores, inicial ou continuada.

De fato, a persecução do ideal de democratização do acesso ao ensino básico e da consequente busca de melhoria da qualidade da educação básica coloca-se num contexto de fortalecimento dos direitos de cidadania e de disseminação de tecnologias que trazem novas demandas para a organização escolar.

Dentre os fatores que influenciam o sucesso dos alunos na escola, a formação do educador exerce papel de destaque.

Nota-se ao longo da obra a preocupação em contribuir para o debate sobre a necessidade de mudança nas formas de difusão do conhecimento científico, visando preparar o docente para concretizar a transposição didática, o que exige, além de sólida formação acadêmica, sensibilidade para compreensão das condições estruturais sobre as quais se assenta a atuação docente na educação básica.

Os textos apresentados refletem concepções e trajetórias de pesquisa em Educação, especialmente no contexto da formação docente com vistas a divulgar, problematizar e discutir fundamentos teóricos e processos de prática de ensino de forma objetiva.

Tais leituras devem mobilizar interesse e predisposição para a aprendizagem sobre os dramas e as tramas que envolvem a ação docente na educação básica, sem pretender esgotar os temas, bem como devem motivar para o trabalho investigativo nessa área do conhecimento.

Nota-se, praticamente em todo o conjunto da obra, a preocupação com a relação entre teoria e prática, além da explicitação da riqueza conceitual que envolve as relações entre educação e sociedade, fatos que se revelam na compreensão do ato educativo tanto em sua dimensão técnica quanto em sua dimensão política.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Formação Docente

Os textos apresentados refletem concepções e trajetórias de pesquisa em Educação, especialmente no contexto da formação docente.

O livro que ora se apresenta resulta de reflexões sobre a formação docente desenvolvidas no âmbito do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, campus de Marília.

Trata-se de uma coletânea de textos que bem reflete as convicções teóricas e as propostas de encaminhamento metodológico e de organização curricular em diversas áreas do conhecimento.

Todos os autores têm experiência profissional em diversos níveis da educação sendo que, no caso do ensino superior, uma marca dessa atuação específica é a persecução dos ideais da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, aspecto distintivo de discussão cujas implicações são decisivas para a formação de professores, inicial ou continuada.

De fato, a persecução do ideal de democratização do acesso ao ensino básico e da consequente busca de melhoria da qualidade da educação básica coloca-se num contexto de fortalecimento dos direitos de cidadania e de disseminação de tecnologias que trazem novas demandas para a organização escolar.

Dentre os fatores que influenciam o sucesso dos alunos na escola, a formação do educador exerce papel de destaque.

Nota-se ao longo da obra a preocupação em contribuir para o debate sobre a necessidade de mudança nas formas de difusão do conhecimento científico, visando preparar o docente para concretizar a transposição didática, o que exige, além de sólida formação acadêmica, sensibilidade para compreensão das condições estruturais sobre as quais se assenta a atuação docente na educação básica.

Os textos apresentados refletem concepções e trajetórias de pesquisa em Educação, especialmente no contexto da formação docente com vistas a divulgar, problematizar e discutir fundamentos teóricos e processos de prática de ensino de forma objetiva.

Tais leituras devem mobilizar interesse e predisposição para a aprendizagem sobre os dramas e as tramas que envolvem a ação docente na educação básica, sem pretender esgotar os temas, bem como devem motivar para o trabalho investigativo nessa área do conhecimento.

Nota-se, praticamente em todo o conjunto da obra, a preocupação com a relação entre teoria e prática, além da explicitação da riqueza conceitual que envolve as relações entre educação e sociedade, fatos que se revelam na compreensão do ato educativo tanto em sua dimensão técnica quanto em sua dimensão política.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog