
O texto que se segue é original de monografia, portanto, com pequenos ajustes textuais. Fotografia: A Singularidade No Olhar Fotográfico Do Imagético Social De Márcio Vasconcelos, explora a trajetória do trabalho de um fotógrafo maranhense que busca imprimir a maranhensidade em sua produção fotográfica, mas não se limitando a apenas ao Maranhão.
O presente livro tem a pretensão de contribuir para a produção científica e intelectual do espaço acadêmico no tocante à fotografia, pois é incipiente no âmbito da Universidade Federal do Maranhão.
Obviamente, não pretendo esgotar o tema, mas fomentar e instigar a novas pesquisas, haja vista, a abordagem por mim escolhida, que é buscar, no âmbito da cidade de São Luís, tão pouco explorados, objetos a serem estudados e pesquisados.
Minha abordagem tem foco na produção fotográfica de Márcio Vasconcelos, um fotógrafo que se intitula “autodidata e independente”, pois não está a serviço de outrem.
Márcio Vasconcelos tem um olhar para a temática social, na cultura popular, religião afro-maranhense, como carro-chefe de suas atividades.
Seu trabalho está voltado para a produção independente, “autoral”, onde elabora e executa seus projetos, submetendo-os aos editais voltados para a cultura, dentre os quais, Petrobrás Cultural, Minc.
Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras/2010 (Fundação Cultural Palmares/Petrobrás) com o projeto “Zeladores de Voduns do Benin ao Maranhão”.
Autor do projeto “Nagon Abioton – Um Estudo Fotográfico e Histórico sobre a Casa de Nagô”, aprovado na Lei Rouanet e no Programa Petrobrás Cultural/2009, editado na forma de livro sobre um dos terreiros mais antigos do Tambor de Mina no Maranhão.
Como terceiro objeto de pesquisa está o ensaio fotográfico “Na trilha do Cangaço – um ensaio pelo sertão que Lampião pisou”.
A partir desses três trabalhos é possível inferir que Márcio Vasconcelos tem uma parcela significativa e contributiva de atividades voltadas para o social, não só para o Maranhão, mas para o Brasil e o mundo, dada as características das três realizações estudadas – livro, exposição fotográfica,
site.
