
Ao longo dos anos, com as transformações da sociedade e a abertura de fronteiras entre os países, a Medicina Tradicional Chinesa ganhou espaço e visibilidade.
O compartilhamento de conhecimento e o acolhimento de novos procedimentos para o benefício à saúde humana, transpassou os limites das concepções mecanicistas e um novo mundo se abriu com horizontes promissores.
A produção de material científico de qualidade é extremamente necessária para a comprovação dos benefícios da Arte e abertura de novos caminhos para a pesquisa. Os trabalhos aqui apresentados são uma contribuição inestimável e por isso merecem todo o destaque.
Neste primeiro volume buscamos organizar aspectos gerais das práticas corporais orientais abordando questões da filosofia chinesa, as relações oriente e ocidente, as pesquisas envolvendo apropriação da medicina oriental no ocidente, e, particularmente, textos que introduzem discussões acadêmicas sobre o Tai Chi Chuan em diferentes perspectivas: filosóficas, psicológicas, históricas e fisiológicas.
A coletânea de artigos apresenta as melhores monografias, assim categorizadas por bancas de avaliação.
A principal contribuição é a divulgação dos estudos (pioneiros no Brasil) sobre práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa, com destaque para o Tai Chi Chuan, seus benefícios sob a ótica da medicina integrativa, para diferentes públicos.
Complementarmente, os estudos filosóficos incluídos na Coletânea contribuem para a discussão de sua fundamentação.
O processo formal de apresentar estes conhecimentos, busca disseminar o trabalho que muitos já fazem na prática e que ainda nos dias de hoje não é de conhecimento do público em geral.
Um dos grandes benefícios foi o de reunir pessoas com conhecimento e experiência de diversas áreas como por exemplo médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, geriatras, terapeutas, historiadores e administradores, dentre outros, e verificar sob a ótica destes, algumas das possibilidades de aplicações destas práticas.
O espectro de aplicações e possibilidades é tão diverso, que espera-se que esta publicação possa estimular a curiosidade de praticantes e estudiosos a se aprofundar nos estudos e gerar mais conhecimento.
