O Professor De Línguas

O Professor De Línguas - Os trabalhos aqui apresentados, como são descritos por seus autores, parecem sugerir que a prática reflete a teoria.

O professor de línguas estrangeiras é um profissional em formação contínua; precisa estar sempre se atualizando, não só para acompanhar um mundo em constante mudança, mas também para ser capaz de provocar mudanças.

Emancipação, autonomia, diálogo, domínio afetivo, ênfase no desejo do aluno, ruptura com o tradicional, transgressão do currículo, formação integral são algumas das ideias chave aqui.

Como está a formação de professores na prática? Os trabalhos aqui apresentados, como são descritos por seus autores, parecem sugerir que a prática reflete a teoria. Relatam-se experiências de construção de conhecimento de modo colaborativo e dialógico.

Experiências, usando novas tecnologias de comunicação, como a Internet, também são relatadas. Há uma preocupação não só com a construção social do conhecimento, através da interação, mas também com o desenvolvimento da autonomia, sem necessidade da presença constante do professor.

Existe às vezes uma diferença muito grande entre o que o professor, formador, orientador acha que o aluno está fazendo e o que realmente está acontecendo na cabeça do aluno.

A maior parte dos trabalhos apresentados nesta seção tenta descrever justamente o que se passa na cabeça do aluno, independente do que ele diz fazer ou pensar.

Alguns mostram conflitos de crenças, falta de postura crítica para resistir aos efeitos da ideologia apresentada, o dilema do estagiário, dividido entre o que propõe a orientadora e a realidade da administração da escola, a dúvida entre quando corrigir ou não corrigir os erros do aluno, etc.

Discutem-se principalmente o papel da LDB, dos Parâmetros curriculares, das associações de professores. Incluem-se também dois estudos, um sobre a manutenção do ensino do ucraniano no Estado do Paraná e outro sobre o desenvolvimento do ensino do Português como língua estrangeira no Japão.

A ideia básica é de que a formação do professor é de responsabilidade de toda a sociedade.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

O Professor De Línguas

O Professor De Línguas - Os trabalhos aqui apresentados, como são descritos por seus autores, parecem sugerir que a prática reflete a teoria.

O professor de línguas estrangeiras é um profissional em formação contínua; precisa estar sempre se atualizando, não só para acompanhar um mundo em constante mudança, mas também para ser capaz de provocar mudanças.

Emancipação, autonomia, diálogo, domínio afetivo, ênfase no desejo do aluno, ruptura com o tradicional, transgressão do currículo, formação integral são algumas das ideias chave aqui.

Como está a formação de professores na prática? Os trabalhos aqui apresentados, como são descritos por seus autores, parecem sugerir que a prática reflete a teoria. Relatam-se experiências de construção de conhecimento de modo colaborativo e dialógico.

Experiências, usando novas tecnologias de comunicação, como a Internet, também são relatadas. Há uma preocupação não só com a construção social do conhecimento, através da interação, mas também com o desenvolvimento da autonomia, sem necessidade da presença constante do professor.

Existe às vezes uma diferença muito grande entre o que o professor, formador, orientador acha que o aluno está fazendo e o que realmente está acontecendo na cabeça do aluno.

A maior parte dos trabalhos apresentados nesta seção tenta descrever justamente o que se passa na cabeça do aluno, independente do que ele diz fazer ou pensar.

Alguns mostram conflitos de crenças, falta de postura crítica para resistir aos efeitos da ideologia apresentada, o dilema do estagiário, dividido entre o que propõe a orientadora e a realidade da administração da escola, a dúvida entre quando corrigir ou não corrigir os erros do aluno, etc.

Discutem-se principalmente o papel da LDB, dos Parâmetros curriculares, das associações de professores. Incluem-se também dois estudos, um sobre a manutenção do ensino do ucraniano no Estado do Paraná e outro sobre o desenvolvimento do ensino do Português como língua estrangeira no Japão.

A ideia básica é de que a formação do professor é de responsabilidade de toda a sociedade.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog