Este livro cujo tema intitula-se: As Duas Problemáticas Agostinianas: O Mal E O Tempo, tem muito a nos oferecer.
Tendo em vista ser algo que norteou bastante a vida e o pensamento de Santo Agostinho, ainda hoje se encontram as seguintes perguntas: se Deus é bom, então de onde vem o mal? Como também, o que é o tempo?
Perguntas como essas fazem-nos parar e questionar sobre coisas essenciais da nossa vida: primeiro, o tempo em que vivemos, nos movemos e nem mesmo conhecemos; segundo, as atitudes que fazemos e tendemos a fazer por nos sentirmos inclinados a tais.
Eis, portanto, o motivo pelo qual achamos necessário que esta obra chegasse às mãos da população, para que todos, cristãos e não cristãos, filósofos e não filósofos, pudessem conhecer um pouquinho do pensamento do grande Agostinho de Hipona.
Agostinho é um filósofo cujo pensamento encanta com facilidade. Pensamento reflexivo, com forte teor existencial, com método que avança lentamente, por meio de perguntas e questionamentos profundos, que envolvem inevitavelmente o leitor.
Talvez seja o pensamento cristão que melhor expresse a visão cristã da vida, utilizando-se de uma forma de relação entre a fé e a razão em que ambas se veem totalmente valorizadas e integradas.
Em nenhum outro filósofo cristão, provavelmente, a Palavra de Deus encontrou tanta valorização e tão bem acertada correspondência com os conceitos filosóficos.
No contexto de uma instituição de ensino de confissão expressamente cristã-católica, não haveria melhor escolha de um filósofo com quem dialogar para se prestar um serviço à comunidade que a circunda.
O pensamento agostiniano é um belo serviço de ajuda a quem procura situar-se no mundo de acordo com os valores evangélicos.
Embora amplamente tratados em monografias no ambiente acadêmico, os temas do mal e do tempo em Agostinho nunca chegam à exaustão. Como em muitos outros temas, também nestes Agostinho representa um pensamento-fonte, matriz de novas reflexões e estudos.
Neste sentido, os estudos aqui reunidos, resultantes do trabalho de reflexão de um professor – Victor Fabiam – e de um aluno – Onelielton – do mesmo Instituto de Filosofia da Diocese de Petrolina-IFDP, haverão de servir de alimento para muitas pessoas que procuram situar-se na sociedade contemporânea ancoradas em fundamentos sólidos do Cristianismo.