
A Escrita Como Exercício Da Indignação
- Letras, Literatura
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Vera Lúcia Silva Vieira - A Escrita Como Exercício Da Indignação: Ignácio De Loyola Brandão
A partir de dois famosos romances do escritor paulista Ignácio de Loyola Brandão - Bebel Que A Cidade Comeu e Não Verás País Nenhum - a autora discute o papel da obra literária enquanto discurso político, capaz de não só expressar desejos, opiniões e sensibilidades, mas também transmitir mensagens e modelar comportamentos, sugerir pensamentos e difundir padrões a serem seguidos, além de problematizar a vivência social.
Para a autora, os dois romances de Loyola Brandão refletem com perfeição a dimensão política da arte literária num momento de repressão e de cerceamento da liberdade, ao mostrarem várias questões que perpassavam o Brasil no período ditatorial, e são importantes menos por seu valor de verdade, mas por desvelar, via forma e enredo, as inquietações, as sensibilidades e as memórias ocultas que as engendraram.
Tais obras seriam testemunhas de um passado que elas conservam vivo e pulsante, especialmente por Loyola Brandão não investir em um tipo de arte planfletária ou político-pedagógica, mas sim em uma escrita em que a indignação diante da humilhação e da dor se faz bastante presente, o que lhes dá um caráter ao mesmo tempo histórico e atemporal.
Bebel Que A Cidade Comeu (1968) e Não Verás País Nenhum (1981) marcam, nesse período de pouco mais de uma década que os separa, uma relação de Loyola Brandão com a vida.
Pulsão de quem experimentou aproximações significativas com cidades – espaços de convivência e de exercício da liberdade – e, em especial, com a cidade de São Paulo, além de Araraquara e Berlim.
Espaços urbanos com que estabeleceu ligações fortes; cidades eleitas pelo nascimento e pelo coração. Autor que trabalhou literariamente materiais e informações, pacientemente recolhidos na atividade de jornalista cerceado no exercício de seu trabalho.
Materiais que não podiam ser publicados nos anos da ditadura militar ou civil-militar, em que a imprensa viveu sob censura, e que foram rearranjados pelo escritor/jornalista em sua produção literária.
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