
O livro Cultura Material Escolar Em Perspectiva Histórica convida o leitor a descobrir as possibilidades para entender a cultura material escolar em diferentes tempos e lugares, apresentadas neste livro com rigor acadêmico e leveza de escrita, distribuídas em 16 textos, escritos por 24 professores/pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras.
A obra constrói um conhecimento epistemológico que permite pensar outras e novas bases para o estudo da cultura material escolar em variados solos de linguagem.
As perspectivas aqui discutidas contribuem tanto para alargar as memórias da escola como para aprofundar os estudos sobre o potencial educativo dos objetos que a constituem, articulados em torno de diferentes modalidades de apropriação e uso que foram feitos ao longo de tempo e lugares.
Cultura Material Escolar Em Perspectiva Histórica reúne trabalhos que abordam a cultura material escolar em diferentes perspectivas, fazendo referência à escola como espaço escolarizador com características próprias, que dependem de culturas escolares singulares, engajadas em contextos específicos e com necessidades peculiares.
São reflexões que apontam os objetos circunscritos nos ambientes de ensino e que têm auxiliado no trabalho docente correlato à natureza da interação dessa materialidade com a corporeidade dos sujeitos inseridos no processo pedagógico, assinalam múltiplos sentidos que podem emanar da interação mediada por conteúdos intencionalmente selecionados, pela confluência de métodos aplicados e pela relação didático-pedagógica estabelecida entre professores e alunos no ato de ensinar e de aprender pretensamente norteada pelas prescrições legais de toda ordem.
Discutem sobre outros lugares com fins educativos para além da escola, que se conceberam e se foram transformando em terrenos peculiares de ensino, como as Exposições Universais, os Museus Escolares e os Museus Pedagógicos.
Ou seja, da suposta e estreita dimensão instrumental da materialidade da escola, os autores e autoras trazem a possibilidade de flagrar-se trajetórias indeterminadas de sujeitos diferentes com objetos culturais similares e a relação entre práticas pedagógicas distintas não totalmente norteadas por prescrições e normas, uma vez que concebem a cultura material da escola como elemento significativo na relação pedagógica.
Para além dela, que é intrinsecamente humana e reveladora da dimensão social e não simples reflexo das relações sociais, destacam a apropriação social e da vida escolar numa dimensão histórica.
