
O objetivo desta edição crítica é dar visualidade a um dos aspectos mais singulares da carreira do escritor Valêncio Xavier, a sua produção sobre o cinema. Ele escreveu uma série de 127 comentários sobre filmes, documentários, livros e personalidades em homenagem aos 100 anos do cinema, comemorados em 1995.
A série, à qual o autor deu o título de 100 Anos Em 100 Filmes, foi publicada no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, no período de 24 de agosto a 21 de dezembro de 1995. Além disso, neste livro foram acrescentados textos de oito pesquisadores que analisam os escritos valencianos, trazendo novos olhares sobre a série e, consequentemente, sobre o cinema.
É importante salientar que em sua poética Valêncio incorpora e integra as técnicas pertencentes às mais variadas categorias: artes visuais, literatura, cinema e televisão. Pode-se dizer, também, que sua produção nos faz refletir sobre como uma sociedade lida com as imagens que ela mesma gera. Tais afirmações hoje são possíveis devido à trajetória daquele que se tornou não somente um escritor, um agitador cultural, mas, sim, um artista.
Por isso, é interessante conhecermos um pouco mais sobre o percurso valenciano antes de adentrarmos nos 100 Anos Em 100 Filmes.
Valêncio Xavier era um desses narradores à la Walter Benjamin, que transformava suas experiências em narrativas, ou seja, gostava de contar e recontar histórias do passado que de uma maneira ou de outra agiam para desestabilizar ou introduzir uma nova luminosidade ao presente.
Quem teve a oportunidade de conversar com ele ouviu muitas histórias, dentre elas aquelas da sua infância na capital paulista, do seu interesse pela arte cinematográfica que se iniciou cedo, nas matinês de domingo, conforme os relatos do autor de Minha mãe morrendo e o menino mentido.
