Suma De Teologia: 1ª Parte

A Suma De Teologia de Tomás de Aquino pretende, segundo a declaração de seu próprio autor, expor a doutrina cristã de acordo com a “ordem da disciplina”.

A Suma De Teologia de Tomás de Aquino pretende, segundo a declaração de seu próprio autor no prólogo da mesma, expor a doutrina cristã de acordo com a “ordem da disciplina”. M.-D. Chenu vê nesta última expressão, considerada de boa latinidade, a tradução simultânea de uma tríplice característica que anima tal empreendimento: expor de maneira concisa ou abreviada o conjunto de um domínio científico; organizar-lhe sinteticamente os temas, ultrapassando uma análise parcelada; realizar isto de maneira que a obra seja adaptada aos estudantes.

A Suma é, pois, um resumo enciclopédico, uma síntese ordenada e uma obra pedagógica.

Para cumprir tal propósito Tomás de Aquino adota um plano tripartido que tratará sucessivamente de Deus, do movimento da criatura racional para Deus e do Cristo, que enquanto homem, é para nós o caminho para dirigirmo-nos para Deus.

A primeira parte deste plano, equivalente à primeira parte da Suma, estuda, por sua vez, o que cabe à essência divina, o que compete à distinção das pessoas e o que se refere ao surgir das criaturas a partir de Deus. Esta última seção é abordada também numa consideração tripartida que abrange a produção das criaturas, sua distinção e por fim sua conservação e governo. A distinção das criaturas é estudada primeiro em geral e depois em particular.

Quanto a este último aspecto aborda-se a distinção entre bem e mal e a distinção entre criatura espiritual e corporal. A este último propósito estuda-se a criatura puramente espiritual, que é chamada de anjo na Sagrada Escritura, a criatura puramente corporal e a criatura composta da corporal e da espiritual, isto é, o ente humano.

Tomás de Aquino propõe-se estudar, de um lado, a natureza do ente humano e de outro, sua produção. O estudo da natureza humana ocupa as questões 75-89 da primeira parte da Suma.

Tomás sustenta que compete ao teólogo considerar a natureza humana da parte da alma e não da parte do corpo, a não ser de acordo com a referência que o corpo tem para com a alma. Entenda-se: não cabe ao teólogo um estudo do que pertence ao corpo humano como tal; digamos, por exemplo, as questões referentes à anatomia e à fisiologia.

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A Suma De Teologia de Tomás de Aquino pretende, segundo a declaração de seu próprio autor, expor a doutrina cristã de acordo com a “ordem da disciplina”.

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A Suma é, pois, um resumo enciclopédico, uma síntese ordenada e uma obra pedagógica.

Para cumprir tal propósito Tomás de Aquino adota um plano tripartido que tratará sucessivamente de Deus, do movimento da criatura racional para Deus e do Cristo, que enquanto homem, é para nós o caminho para dirigirmo-nos para Deus.

A primeira parte deste plano, equivalente à primeira parte da Suma, estuda, por sua vez, o que cabe à essência divina, o que compete à distinção das pessoas e o que se refere ao surgir das criaturas a partir de Deus. Esta última seção é abordada também numa consideração tripartida que abrange a produção das criaturas, sua distinção e por fim sua conservação e governo. A distinção das criaturas é estudada primeiro em geral e depois em particular.

Quanto a este último aspecto aborda-se a distinção entre bem e mal e a distinção entre criatura espiritual e corporal. A este último propósito estuda-se a criatura puramente espiritual, que é chamada de anjo na Sagrada Escritura, a criatura puramente corporal e a criatura composta da corporal e da espiritual, isto é, o ente humano.

Tomás de Aquino propõe-se estudar, de um lado, a natureza do ente humano e de outro, sua produção. O estudo da natureza humana ocupa as questões 75-89 da primeira parte da Suma.

Tomás sustenta que compete ao teólogo considerar a natureza humana da parte da alma e não da parte do corpo, a não ser de acordo com a referência que o corpo tem para com a alma. Entenda-se: não cabe ao teólogo um estudo do que pertence ao corpo humano como tal; digamos, por exemplo, as questões referentes à anatomia e à fisiologia.

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