Tom Wolfe – A Fogueira Das Vaidades
Romance que colocou Tom Wolfe no primeiro time dos grandes romancistas do século XX e que permaneceu por mais de um ano na lista dos mais vendidos do The New York Times.
A Fogueira Das Vaidades expõe as consequências do atropelamento de um jovem negro na vida de Sherman McCoy, um yuppie de Wall Street que entra por engano no Bronx e, por medo de um assalto depois que o pneu do carro fura, atropela um dos jovens e foge.
Síntese de uma época, A Fogueira Das Vaidades narra o colapso de um investidor de Wall Street, e escrutina um mundo onde fortunas são feitas e perdidas num piscar de olhos.
A história de A Fogueira Das Vaidades é contada por uma terceira pessoa, narrador onisciente, conhecedor dos pontos de vista não só de Sherman McCoy (o protagonista), mas de uma variedade de personagens, cujas motivações e pensamentos internos são livremente comentados.
Sherman McCoy é um esperto e sagaz comerciante em Wall Street. Wolfe conta sua história apropriando-se da técnica de não ficção para a ficção, ou seja, como se estivesse contando essa história para um jornal.
Em A Fogueira Das Vaidades, o autor usa a linguagem não apenas para expressar o status de um personagem, mas também de sua personalidade. A impressão que Wolfe dá a seus leitores é de que ele se deleita com o mundo turbulento e fervilhante dos anos 80 em Nova York. Estamos vivendo o princípio da desregulamentação monetária e financeira que se sucedeu nesse período, prenúncio para a crise de 2008.
O livro A Fogueira Das Vaidades foi um enorme sucesso na década de 80. O livro é extremamente atual apesar dos quase 30 anos desde que foi lançado. O livro traz um prefácio de Paulo Francis, que diz sobre o livro: “Ele A Fogueira Das Vaidades mudou o rumo do romance americano”.
https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-magica-forrozim-preta/