A Série Compartilhando Saberes chega ao seu segundo volume coordenada pelos professores Renelson Sampaio, Thiago Murari, Aloísio Nascimento Filho e Hernane Pereira, com o foco na modelagem de sistemas cognitivos.
É possível que olhares mais conservadores da Modelagem Computacional não esperem ver sistemas cognitivos entre os enfoques de modelos computacionais voltados à tecnologia industrial, foco do programa de pós-graduação dos editores, no CIMATEC.
De fato, em sua origem, a Modelagem Computacional é um campo de estudo de concepção, desenvolvimento e aplicação de modelos matemáticos para simulação e compreensão de sistemas complexos. De um lado estão sistemas físicos e dinâmicos, típicos de problemas de engenharia, que podem ser modelados por técnicas como métodos de elementos finitos, dinâmica de fluidos ou modelagem de elementos discretos.
Uma ampla gama de problemas, das diferentes engenharias tem se valido de ferramentas computacionais que permitem a engenheiros, arquitetos e profissionais de tecnologia estudar o comportamento de sistemas complexos de modo que dificilmente o fariam sobre os próprios sistemas reais, quer seja pela natureza dos fatores de realidade ou por custos associados à variação necessária para cada prototipação.
Contudo, desde os anos 1960, a Modelagem Computacional também tem-se voltado ao estudo de outros tipos de sistemas complexos: aqueles associados à cognição, ao comportamento humano e a fenômenos sociotécnicos. Para as Ciências da Cognição, a Modelagem Computacional tem trazido contribuições a estudos de comportamentos sociais de coletivos, grupos e das relações entre agentes. Iniciando por modelos computacionais cognitivistas, de emulação da cognição de indivíduos (especialistas de domínio), nos anos 1960 e 1970 a Modelagem Computacional deu origem às ciências da cognição. Quatro décadas depois, a área aprendeu seus limites e passou a incluir diversas visões sobre inteligências e comportamento inteligente.
Este volume da Série Compartilhando Saberes se dedica ao tema da modelagem de sistemas cognitivos. Os autores apresentam as contribuições que tecnologias computacionais podem dar às organizações, relatando métodos, modelos, resultados e impactos da inserção de tecnologia em ambientes organizacionais públicos, privados ou setoriais, com tecnologias de diferentes naturezas e propósitos.