O Professor E A Educação Inclusiva

Dividida em três partes – Formação, Práticas e Lugares – O professor e a educação inclusiva propõe-se a discutir a temática a partir destas diferentes perspectivas.

A coletânea O Professor E A Educação Inclusiva é resultado das palestras, proferidas por convidados, em 2011, durante a realização do III Congresso Baiano de Educação Inclusiva e I Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva, em que participaram profissionais de vários estados brasileiro.

Esta obra tem como questão central: quais sentidos, significados e intencionalidades, vêm se materializando na formação, na prática e nos lugares de atuação do professor, para atuar na perspectiva da educação inclusiva?

A questão proposta é analisada sob a ótica de diferentes experiências construídas durante o desempenho da trajetória profissional de seus autores.

Contudo, o leitor vai observar que os autores mantiveram uma importante relação pedagógica e política entre o social e o educacional, na busca de aprofundar as reflexões referentes a educação inclusiva, principalmente em relação a formação docente, suas práticas e lugares de atuação, para uma educação especial na perspectiva do novo paradigma inclusivo.

O referido Congresso teve como tema gerador “Educação inclusiva: prática, formação e lugares” e como objetivo, discutir questões epistemológicas, conceituais, políticas, culturais e ética relativas à educação inclusiva.

Nessa discussão, reconhece que a construção de uma escola inclusiva envolve a criação de dinâmicas escolares com a participação de toda a comunidade escolar, bem como o seu entorno, e que essas dinâmicas podem ser mais bem compreendidas, admitindo suas articulações com a dinâmica social mais ampla.

Um dos desafios fundamentais que emergem da proposta de escola inclusiva é a formação do professor, que para Fávero é, justamente, o de repensar e resignificar a própria concepção de educador.

Isto porque, o processo educativo consiste na criação e no desenvolvimento de “contextos” educativos que possibilitem a interação crítica e criativa entre sujeitos singulares, e não simplesmente na transmissão e na assimilação disciplinar de conceitos e comportamentos estereotipados.

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Esta obra tem como questão central: quais sentidos, significados e intencionalidades, vêm se materializando na formação, na prática e nos lugares de atuação do professor, para atuar na perspectiva da educação inclusiva?

A questão proposta é analisada sob a ótica de diferentes experiências construídas durante o desempenho da trajetória profissional de seus autores.

Contudo, o leitor vai observar que os autores mantiveram uma importante relação pedagógica e política entre o social e o educacional, na busca de aprofundar as reflexões referentes a educação inclusiva, principalmente em relação a formação docente, suas práticas e lugares de atuação, para uma educação especial na perspectiva do novo paradigma inclusivo.

O referido Congresso teve como tema gerador “Educação inclusiva: prática, formação e lugares” e como objetivo, discutir questões epistemológicas, conceituais, políticas, culturais e ética relativas à educação inclusiva.

Nessa discussão, reconhece que a construção de uma escola inclusiva envolve a criação de dinâmicas escolares com a participação de toda a comunidade escolar, bem como o seu entorno, e que essas dinâmicas podem ser mais bem compreendidas, admitindo suas articulações com a dinâmica social mais ampla.

Um dos desafios fundamentais que emergem da proposta de escola inclusiva é a formação do professor, que para Fávero é, justamente, o de repensar e resignificar a própria concepção de educador.

Isto porque, o processo educativo consiste na criação e no desenvolvimento de “contextos” educativos que possibilitem a interação crítica e criativa entre sujeitos singulares, e não simplesmente na transmissão e na assimilação disciplinar de conceitos e comportamentos estereotipados.

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