Mesmo o leitor que já conhece Theodore Dalrymple, um dos pseudônimos do inglês Anthony Daniels, vai se surpreender com a força de Em Defesa do Preconceito. É um daqueles livros que reorganizam a nossa experiência. Impossível enxergar do mesmo modo alguns temas da cultura e da política depois de passar por seus 29 pequenos e precisos ensaios, numa prova de que a profundidade não é incompatível com a concisão.
Muitos de nós conhecemos o Dalrymple de Nossa Cultura… ou o que Restou Dela, A Vida na Sarjeta – O Círculo Vicioso da Miséria Moral e Podres de Mimados – As Consequências do Sentimentalismo Tóxico, todos publicados por esta notável “É Realizações”, que faz um trabalho civilizatório no país ao pôr para circular livros e autores que o obscurantismo politicamente correto havia resolvido banir do nosso universo de referências.
O autor daqueles três livros está aqui presente, com seu humor ferino, sua ironia sempre delicada, um olhar desconfiado para as verdades estabelecidas por coletivos, a prosa atraente de quem quer ser compreendido, o inconformismo de quem prefere provocar o dissenso a ser aceito – características todas que fazem dele um pensador raro e essencial no nosso tempo. Mas este livro é um pouco diferente.
Crente na máxima latina segundo a qual verba mouent, exempla trahunt – as palavras movem, mas os exemplos arrastam (ou empurram) -, Dalrymple ancora, naqueles outros textos, percepções, provocações e releituras na sua experiência de psiquiatra que conheceu a face pobre da dor de existir – na Inglaterra ou em países da África. As pessoas que vivem mais ou menos à margem do sistema produtivo o levaram a questionar as deformações geradas pelas generosidades viciantes do estado contemporâneo.
Desta feita, é um pouco diferente. Em Defesa do Preconceito submete ao olhar clínico da razão os comportamentos e escolhas dos que estão do lado de cá da linha, tocando a máquina do mundo; dos que não vivem da caridade pública e sustentam a tal máquina viciosa; das pessoas, em suma, normais e socialmente integradas.
Em Defesa Do Preconceito: A Necessidade De Se Ter Ideias Preconcebidas
- Ciências Sociais, Filosofia
- 7 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.