
É nesse ambiente em que a cultura digital é uma realidade no nosso cotidiano, e também resultado de um esforço contínuo desses dois polos de pesquisa, que, embora geograficamente separados, trabalham em constante consonância para derivar em dois produtos digitais: o jogo Città Cosmopolita: simulador de redes de cidades e o jogo-simulador Kimera: cidades imaginárias. Para ambos os casos há partícipes que formam uma equipe multidisciplinar composta por profissionais do campo da Educação, do Design e da Computação.
Todos esses atores que, por vezes, alternam na pesquisa e na atuação profissional, dentro das suas especificidades, não têm como objetivo somente uma valiosa produção que, em muitos casos, é tomada somente como mero “aplicativo” ou “instrumento” para o ensino-aprendizagem dos alunos no que diz respeito às geotecnologias, ao mapeamento digital etc., mas têm como objetivo também fazer um trabalho mais amplo, complexo e audacioso de incremento do conhecimento nas escolas da rede pública do Rio Grande do Sul e da Bahia.
Esses produtos (o jogo Città e o jogo-simulador Kimera) são, na realidade, uma força motriz que proporciona uma série de outros “produtos” um pouco mais intangíveis, mas que representam importantes reflexões, debates e ações dos dois grupos proativos em pesquisa acadêmica: Lelic e Geotec.
Posteriormente, a resposta culmina concretamente em desdobramentos palpáveis, como as oficinas pedagógicas realizadas com os alunos, nas quais os pesquisadores vão para dentro da sala de aula em busca de coleta de dados e de uma percepção baseada na participação de todos (alunos, professores e funcionários) na investigação para um saber comum.
Há também os textos decorrentes dessa dinâmica de reflexão e participação, que resultam numa inserção significativa desses pesquisadores no cenário acadêmico, em eventos que tematizam a cultura digital, bem como sua atuação no cotidiano das escolas, principalmente no cenário brasileiro, e mais especificamente nas escolas de ensino público.
