
A Série Práxis e Docência Universitária, neste primeiro volume – Ensino E Aprendizagem: Análise De Práticas –, traz um conjunto de narrativas de experiências educativas inovadoras de professores do ensino superior.
Estes trabalhos se configuram como duplamente instituintes, primeiro porque ousaram assumir os riscos de experimentar possibilidades diversas de investir na formação de profissionais no ensino superior. Em segundo lugar, porque seus autores expõem, de forma generosa, suas práticas e a si mesmos rompendo com a solidão pedagógica que historicamente tem caracterizado a docência universitária.
As narrativas críticas, reflexivas e fundamentadas, reunidas neste primeiro volume, evidenciam que o ensino universitário exige profunda atenção se efetivamente almejamos suscitar nos estudantes aprendizagens transformadoras de si e do contexto social e profissional.
Nessa perspectiva, “[…] parte da responsabilidade da educação superior numa época de supercomplexidade é a de criar perturbação nas mentes e no ser dos alunos. Ambas as perturbações, cognitiva e experimental, são necessárias.”.
A transmissão de certezas, de verdades inquestionáveis precisa dar lugar à reflexão acerca das múltiplas visões e compreensões sobre os fenômenos em estudo, possibilitando aos estudantes construir seus próprios caminhos de forma consistente, ética, sensível e comprometida.
Assim, “A educação superior tem agora a responsabilidade de auxiliar seus alunos a envolverem-se na formação das suas ‘biografias reflexivas’” mediante o engajamento intencional e crítico na sua trajetória formativa.
Pressupõe, em contrapartida, como fizeram os autores do primeiro volume da Série Práxis e Docência Universitária, enveredar em um processo de reflexão sobre as próprias práticas, desvelando seus pressupostos, enfrentando dilemas e obstáculos que muitas vezes justificam acomodação e desesperança, assumindo o risco, o caos, a incerteza como forma de manter a imprescindível capacidade de sonhar e promover mudança em um processo colaborativo.
