O Oitocentos Entre Livros, Livreiros, Impressos, Missivas E Bibliotecas

Livros, livreiros e impressos alcançaram grande relevância política e sociocultural no Brasil do século XIX, principalmente com o fim da censura e o estabelecimento dos editores na Corte imperial.

Neste livro de três importantes historiadoras brasileiras vemos como se criou, na corte imperial, um ambiente onde a opinião pública passava a ocupar, progressivamente, a função de legitimadora de posições políticas, incentivando o contínuo surgimento de novos veículos de comunicação impressa no Império do Brasil.
Desta forma, no âmbito da pesquisa historiográfica, a verificação de um contexto histórico marcado pelo intenso fluxo de ideias, possibilitado, sobretudo, pela crescente circulação de livros, jornais, panfletos, estampas, almanaques, cartas, partituras de músicas, entre outros, tem motivado a realização de multifacetadas investigações históricas. Este livro toma como referência as pesquisas de Robert Darnton e Daniel Roche, onde a palavra impressa é vista como uma força ativa na história e não como um simples registro do que aconteceu.
Neste volume, foram reunidos textos dedicados a esses temas, bem como aqueles relacionados aos espaços de sociabilidade ao redor do livro, como bibliotecas e livrarias. Este livro oferece, portanto, um espaço de debate para o qual convergiram pesquisadores e estudantes que, motivados pelo estudo dos impressos, procuraram apresentar uma contribuição para a elaboração de uma nova interpretação do chamado longo século XIX brasileiro.

A presença do Ilustrado José Bonifácio de Andrada e Silva na bibliografia especializada se dá em função de seu perfil de homem público, evidenciando a atuação do personagem no mundo da política enquanto ministro e parlamentar. Tais análises dão relevância à atuação do personagem no período da Independência, quando atuou como ministro, e em torno do indivíduo se configurou a criação do mito político que criou para o mesmo a denominação de “patriarca da Independência”.
José Bonifácio notabilizou-se não apenas como homem público, mas também como um estudioso e pesquisador do mundo natural. Assim, temos como objetivo central mostrar que em sua trajetória de vida os perfis de homem público e naturalista são indissociáveis, fato que caracteriza o homem da Ilustração do século XVIII.

  

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

O Oitocentos Entre Livros, Livreiros, Impressos, Missivas E Bibliotecas

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog