
Resíduos sólidos urbanos são produzidos diariamente, de forma contínua e crescente. Segundo o Banco Mundial1, a população global, de aproximadamente 7 bilhões de habitantes gera, em um ano, cerca de 2 bilhões de toneladas de resíduos. Os caminhos do lixo após o descarte pelos agrupamentos humanos são inúmeros. Muitos deles, são dispostos por exemplo, nas ruas das metrópoles, nos rios e oceanos.
Os resíduos revelam cenas sociais e lugares. Isto porque eles percorrem os espaços da catação de milhares de indivíduos desejosos em participarem dos episódios da vida capitalista e, quiçá (re)criarem o horizonte de alternativas para o paradigma sistêmico de produção e consumo. Portanto, longe de serem simplesmente resíduos ou matérias ou materiais são carregados de histórias.
Histórias de vidas em que a universidade dedicou-se a investigar e, que resultaram na obra Catadores E Espaços De (in)visibilidades. A equipe interunidades composta por pesquisadores de graduação, pós-graduação e docentes debruçou-se em coletar, analisar, identificar e apresentar as (in)visibilidades presentes em cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Sendo assim, acadêmicos das Ciências Ambientais, Arquitetura e Urbanismo, Design, Medicina preventiva e Engenharia dedicados à pesquisa e extensão universitária. O público-alvo são alunos, docentes e pesquisadores envolvidos com tais áreas de interesse.
A obra pretende conciliar a tradição e a renovação temática, interdisciplinaridade entre as áreas, abordando temas clássicos e fundamentais à formação de estudantes do ensino superior visando discutir aspectos contemporâneos necessários ao engajamento profissional e cidadania mediante o exercício da pesquisa e extensão universitária.
A expectativa desta obra surgiu mediante aos projetos de pesquisa interdisciplinares “Resíduos sólidos urbanos e catadores de materiais recicláveis: saúde, trabalho e meio ambiente” – da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP sob coordenação da Profª Drª Sylmara Lopes Francelino Gonçalves- Dias (EACH-USP) e do Prof. Dr. Nelson da Cruz Gouveia (Faculdade de Medicina da USP) e, “Condições de trabalho de catadores de materiais recicláveis: análise e recomendações para cooperativas da cidade de São Paulo” aprovado pelo Edital 2015/2016 do Programa Santander Universidades: Grandes Temas da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, sob coordenação da Profª Drª Sylmara Lopes Francelino Gonçalves-Dias (EACH-USP) e da Profª Drª Tatiana Sakurai (FAUUSP).
