
Nesta coletânea reunimos texto que compuseram o “fazer interdisciplinar” do reino das sexualidades e das relações de gênero seja pelos temas desenvolvidos, seja pelo campo disciplinar que se alocam os(as) nosso(as) pesquisadores(as).
Ao longo de Enlaçando Sexualidades somos convidados(as) a ver essa proliferação de linguagens quando nos deparamos com a escrita de antropólogos(as) sociólogos(as), psicólogos(as), advogados(as), educadores(as), filósofos, profissionais de letras e comunicólogos.
Curiosamente, as caixas disciplinares sofrem abalos sísmicos provocados pelos dispositivos das sexualidades e das tecnologias de gênero, uma vez que a “fictícia” rigidez das fronteiras disciplinares e dos seus respectivos objeto de estudo inventada pela modernidade não nos ajuda a responder aos problemas complexos e híbridos que enfrentamos em nossos cotidianos.
Para além da rigidez fronteiriça arrostadas por nós, atravessamos uma época marcada por pesquisas desenvolvidas pelos sujeitos, outrora vistos como “objeto de estudo”, nesta caso mais específico são os(as) pesquisadores(as) transexuais que investigam e discursam sobre suas posições no mundo.
Daí, voltamos os nossos olhares para os textos que nos foram encaminhados pelos autores que compuseram as mesas e ministraram as conferências.
Começamos com Mara Viveros com seu texto “Blanqueamiento social, nación y moralidad en América Latina” a autora nos envolve em sua escrita descortinando o processo de branqueamento e suas contações morais em terras latinas.
Em seguida navegamos com a produção do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador (UCSal) com os textos de Mary de Castro, José Menezes e Fernanda e, por fim Enézio de Deus.
O debate entre educação e sexualidade foi tema privilegiado nas edições anterioresdo Enlaçando e não poderia ser diferente em nossa quarta edição, sobretudo pela nossa estreita relação com a Associação Brasileira dos Estudos sobre Homocultura (ABEH), que teve em seu VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero a centralidade neste tema.
Em Enlaçando Sexualidades contamos com os textos Anderson Ferrary, Marcio Caetano e Eliane Maio que nos possibilita compreender como as sexualidades influenciam na vida dos estudantes.
