Steven M. Wasserstrom – A Religião Além Da Religião: Diálogos Entre Gershom Scholem, Mircea Eliade e Henry Corbin em EranosA Religião Além Da Religião
é a história de três ícones culturais e uma exploração da maneira como o estudo da religião se vitalizou através da ênfase que os três autores aqui estudados deram à linguagem, ao mito e às perspectivas comparativas.
As mortes recentes de Scholem, Eliade e Corbin, a rápida expansão da reconsideração da erudição dos mesmos e o “retorno” global à religião no final dos anos 70, justificam uma nova avaliação de sua convergência intelectual, um encontro de mentes que influenciarão a discussão religiosa neste século.
No final da Segunda Guerra Mundial, a religião parecia estar em declínio nos Estados Unidos e na Europa. Eventos mundiais recentes lançaram dúvidas sobre a relevância da crença religiosa e tendências modernas fizeram os rituais religiosos parecerem fora de lugar.
Foi nessa atmosfera que as carreiras de Scholem, Eliade e Corbin – os legendários eruditos do século XX em seus respectivos campos do Judaísmo, da História das Religiões e do Islamismo – convergiram e, definitivamente, revolucionaram o modo como as pessoas pensavam sobre religião.
Entre 1949 e 1978, todos os três deram conferências no famoso círculo de Eranos de Carl Jung em Ascona, Suíça, onde cada um a seu próprio modo identificou o simbolismo da experiência mística como um elemento central de suas tradições monoteístas.
Em A Religião Além Da Religião, o primeiro livro a comparar os caminhos tomados por esses pensadores, Steven Wasserstrom explora a maneira como eles ultrapassaram abordagens tradicionais ao estudar religião, tirando a ênfase da lei, do ritual e da história social e exaltando o papel do mito e do misticismo.
Wasserstrom argumenta que o aspecto mais controverso das suas teorias da religião é ter minimizado o caráter excessivo da lei moral associada ao monoteísmo.
https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-de-tanto-ler-e-imaginar-branca/