Educação, Comunicação E Tecnologia Educacional

No Brasil, as críticas ao modelo tradicional de educação em saúde, herdadas das ciências biomédicas, têm apontado para uma visão simplista dos problemas de saúde pública.
O caráter muitas vezes superficial e/ou autoritário das ações educativas em saúde tem incitado a busca de novas práticas e de uma problematização que contribuam para reconhecer as diversas vozes envolvidas na produção e consumo de materiais educativos no campo da saúde pública.


O livro Educação, Comunicação E Tecnologia Educacional: Interfaces Com O Campo Da Saúde, organizado por Simone Monteiro e Eliane Vargas, apresenta consistentes e oportunas reflexões sobre a interdisciplinaridade entre os campos da educação e da comunicação aplicados ao campo da saúde.
Simultaneamente, desvela que este campo ainda é profundamente marcado pela hegemonia do modelo biomédico, o que impede, ou dificulta, a sua interação horizontal com outros campos de conhecimento.
Para isso, Educação, Comunicação E Tecnologia Educacional reúne diferentes olhares a partir de uma questão central que é a de explicar o significado do processo comunicacional gerador de material educativo na área de saúde e mostrar as lacunas e os desafios da comunicação, da educação e das tecnologias educativas aplicadas ao campo da saúde.
Composto de sete artigos, no conjunto dos seis capítulos que formam a primeira parte de Educação, Comunicação E Tecnologia Educacional, os autores procuraram detectar o uso de novas tecnologias e os conceitos de educação e comunicação espelhados nos processos e peças de comunicação analisados (documentários de vídeo, cartazes e folders) e os sentidos por eles produzidos no campo da saúde.
Igualmente foram analisados posters apresentados em congressos de saúde coletiva buscando neles detectar teorias e metodologias comunicacionais e educacionais utilizadas e sua articulação com as experiências relatadas.
Na segunda parte, composta de um artigo e um apêndice, é apresentada uma extensa lista de materiais educativos sobre DST/Aids que não só funciona como uma memória da área, mas que também facilita o acesso dos pesquisadores e gestores a diferentes experiências comunicacionais no campo da saúde.

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No Brasil, as críticas ao modelo tradicional de educação em saúde, herdadas das ciências biomédicas, têm apontado para uma visão simplista dos problemas de saúde pública.
O caráter muitas vezes superficial e/ou autoritário das ações educativas em saúde tem incitado a busca de novas práticas e de uma problematização que contribuam para reconhecer as diversas vozes envolvidas na produção e consumo de materiais educativos no campo da saúde pública.
O livro Educação, Comunicação E Tecnologia Educacional: Interfaces Com O Campo Da Saúde, organizado por Simone Monteiro e Eliane Vargas, apresenta consistentes e oportunas reflexões sobre a interdisciplinaridade entre os campos da educação e da comunicação aplicados ao campo da saúde.
Simultaneamente, desvela que este campo ainda é profundamente marcado pela hegemonia do modelo biomédico, o que impede, ou dificulta, a sua interação horizontal com outros campos de conhecimento.
Para isso, Educação, Comunicação E Tecnologia Educacional reúne diferentes olhares a partir de uma questão central que é a de explicar o significado do processo comunicacional gerador de material educativo na área de saúde e mostrar as lacunas e os desafios da comunicação, da educação e das tecnologias educativas aplicadas ao campo da saúde.
Composto de sete artigos, no conjunto dos seis capítulos que formam a primeira parte de Educação, Comunicação E Tecnologia Educacional, os autores procuraram detectar o uso de novas tecnologias e os conceitos de educação e comunicação espelhados nos processos e peças de comunicação analisados (documentários de vídeo, cartazes e folders) e os sentidos por eles produzidos no campo da saúde.
Igualmente foram analisados posters apresentados em congressos de saúde coletiva buscando neles detectar teorias e metodologias comunicacionais e educacionais utilizadas e sua articulação com as experiências relatadas.
Na segunda parte, composta de um artigo e um apêndice, é apresentada uma extensa lista de materiais educativos sobre DST/Aids que não só funciona como uma memória da área, mas que também facilita o acesso dos pesquisadores e gestores a diferentes experiências comunicacionais no campo da saúde.

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