Sobre A Necessidade Do Amor Inerente No Ser

Sobre A Necessidade Do Amor Inerente No Ser analisa duas obras platônicas, a saber, Lísis e O Banquete, onde tratam de Philia e Eros respectivamente.

É pertinaz ao ser humano o desejo de destinar uma definição para o amor. Isto, no entanto, poderá nos dispor em algumas contradições, visto que, o mesmo, amplamente, tem tido em si, análises em sua forma sincrônica e subjetiva a cada ser, havendo, de certa maneira, a necessidade de uma análise diacrônica do termo em si, para uma possível definição do mesmo.

Todavia, esta não será, nem a razão, nem mesmo a base de nosso estudo, posto que nos deteremos nos conceitos platônicos acerca de Eros, e na utilidade do mesmo, na relação do ser com o outro, sendo este, entendido como uma necessidade.

O amor ocupa um lugar especial nos escritos dos poetas, dos romancistas e mesmos dos teólogos, mas poucos filósofos trataram deste assunto.

Neste trabalho, me dedicarei a estudar Platão, um destes poucos filósofos que se atreveu a escrever sobre o assunto, este que é tido como o primeiro a tratar filosoficamente do tema.

Sob o ponto de vista de sua filosofia, o amor deve ser tido como um dos temas mais importantes a ser estudado. Primeiro pela felicidade que este proporciona ou promete proporcionar ao ser humano. Segundo, pelo que, às vezes, ameaça e até faz perder esta felicidade.

Assim, ciente da necessidade deste sentimento no ser, como algo inerente ao mesmo, procurarei estudá-lo nos diálogos platônicos em suas formas peculiares, e desta maneira, investigar qual a real finalidade desta necessidade inerente.

Assim, me debruçarei sobre duas obras platônicas, a saber, Lísis e O Banquete, onde tratam de Philia e Eros respectivamente, termos estes traduzidos na contemporaneidade por Amizade e amor.

De tal modo, verificando uma possível ligação existente entre Amizade e amor, pretendo explicitar a real necessidade deste sentimento no ser.

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Sobre A Necessidade Do Amor Inerente No Ser analisa duas obras platônicas, a saber, Lísis e O Banquete, onde tratam de Philia e Eros respectivamente.

É pertinaz ao ser humano o desejo de destinar uma definição para o amor. Isto, no entanto, poderá nos dispor em algumas contradições, visto que, o mesmo, amplamente, tem tido em si, análises em sua forma sincrônica e subjetiva a cada ser, havendo, de certa maneira, a necessidade de uma análise diacrônica do termo em si, para uma possível definição do mesmo.

Todavia, esta não será, nem a razão, nem mesmo a base de nosso estudo, posto que nos deteremos nos conceitos platônicos acerca de Eros, e na utilidade do mesmo, na relação do ser com o outro, sendo este, entendido como uma necessidade.

O amor ocupa um lugar especial nos escritos dos poetas, dos romancistas e mesmos dos teólogos, mas poucos filósofos trataram deste assunto.

Neste trabalho, me dedicarei a estudar Platão, um destes poucos filósofos que se atreveu a escrever sobre o assunto, este que é tido como o primeiro a tratar filosoficamente do tema.

Sob o ponto de vista de sua filosofia, o amor deve ser tido como um dos temas mais importantes a ser estudado. Primeiro pela felicidade que este proporciona ou promete proporcionar ao ser humano. Segundo, pelo que, às vezes, ameaça e até faz perder esta felicidade.

Assim, ciente da necessidade deste sentimento no ser, como algo inerente ao mesmo, procurarei estudá-lo nos diálogos platônicos em suas formas peculiares, e desta maneira, investigar qual a real finalidade desta necessidade inerente.

Assim, me debruçarei sobre duas obras platônicas, a saber, Lísis e O Banquete, onde tratam de Philia e Eros respectivamente, termos estes traduzidos na contemporaneidade por Amizade e amor.

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