
Traduzir para linguagem prática e acessível o conhecimento existente e o que foi produzido na universidade era o desafio de professores e técnicos pesquisadores da UFRA envolvidos na tarefa de elaborar os cursos de extensão que eram solicitados à universidade.
Para os detentores do conhecimento de algumas áreas específicas, mas que não atuavam prioritariamente em extensão foi exercício maior de trabalho. No entanto, para outros profissionais, habituados em atividades extensionista, essa tarefa foi facilitada. Ao final do processo, todo o esforço necessário foi envidado para atender a demanda existente por cursos de extensão e treinamentos específicos.
Este objetivo foi atingido, tendo a UFRA produzido material didático para os cursos, que foram aplicados à população rural e urbana do estado do Pará, empregando linguagem acessível para transmitir conhecimento.
A demanda por cursos sempre foi intensa no estado do Pará e este fato era comprovado pelos pedidos que se sucediam na Pró-Reitoria de Extensão da UFRA. As solicitações que surgiam eram bastante específicas: eram desejados cursos de curta duração, com linguagem acessível ao trabalhador rural, e que, principalmente, abordassem conhecimentos específicos à sua atividade de modo a incrementar os serviços, com ganho produtivo, ambiental e social.
Em alguns casos, as solicitações cobravam a promoção de setores ainda não explorados, o exemplo de cursos para explorar culinária dos mangues e técnicas de filetagem de peixes.
Os cursos que foram elaborados atenderam demanda originada no próprio ambiente das comunidades e foram solicitados à universidade pelos contatos locais. Estes foram essenciais neste processo por terem informado a necessidade existente e atuado como parceiros na organização dos cursos. Os cursos sempre foram aplicados nos locais em que vivia o público-alvo.
Em alguns casos nossos contatos locais, atuaram como agentes mobilizadores, organizadores e também como divulgadores dos cursos, trabalho este que era executado conjuntamente com a equipe da PROEX. Dessa forma, possuíram parcela importante na aplicação dos cursos. Eram representados por pessoas ligadas às Prefeituras, técnicos da EMATER, técnicos da EMBRAPA, representantes de ONGs, membros de comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas, ribeirinhas e outras.
Ensino Técnico E Extensão Universitária: O Conhecimento Traduzido Em Cursos surgiu da ideia de divulgar os cursos de extensão criados pela UFRA que apesar do esforço e da quantidade existente, estava no ambiente “entre muros” da universidade. Neste primeiro volume, oferece cursos em áreas de atuação diversa.
