
Midiatização E Redes Digitais é um dos resultados do seminário realizado com Serge Proulx, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, institulado Mutações da Comunicação: Emergência de uma Cultura da Contribuição na Era Digital, numa iniciativa do Grupo de Pesquisa em Midiatização e Processos Sociais e Epistecom.
Dos cinco encontros realizados com Serge Proulx, foram escolhidos, para este livro, três eixos, apresentados no formato de capítulos: a recepção; a reflexão sobre os usos, práticas e apropriações das técnicas e tecnologias; a cultura da participação.
O seminário se realizou no âmbito do projeto Midiatização e Tecnologias Digitais/Escola de Altos Estudos/CAPES que contou também com a participação de Bernard Miège e Patrice Flichy. Midiatização E Redes Digitais é um dos três que compõem a série que condensa este projeto.
Os seus fundamentos são as proposições de Serge Proulx de que, no universo da Web, a multiplicação de contribuições por utilizadores profanos ou amadores à constituição de corpus de conteúdos digitais (sítios de redes sociais, sítios comerciais, blogues, etc.) faz emergir um paradoxo.
Vários utilizadores aceitam, assim, maciça e voluntariamente contribuir para a construção de corpora, mesmo que as empresas proprietárias dos sítios captem estas contribuições bem-intencionadas não somente para os fins da constituição do corpus que controlam, mas também porque estas contribuições comuns são geradoras de valor econômico no novo regime do capitalismo do imaterial.
O central desta escolha se deve ao potencial epistemológico que oferecem às pesquisas em midiatização e processos sociais.
Entretanto, os outros dois temas do seminário realizado – a crítica do capitalismo contemporâneo e a análise do ativismo social na perspectiva midiática – são também abordados nos artigos dos autores participantes.
Esses temas nos oferecem boas interfaces para as pesquisas em curso sobre midiatização e processos sociais.











