Circuito De Experiências Vol. II é uma coletânea dos trabalhos apresentados nos Encontros Regionais de Engenharia e Desenvolvimento Social do Sudeste e Nordeste.
A origem dos EREDS se dá pelo crescimento do evento nacional, o ENEDS no qual seu histórico pode ser lido, neste volume, no artigo de Sidney Lianza, Felipe Addor e Flávio Chedid Henriques intitulado “Em busca duma nova engenharia: a experiência de O Núcleo de Solidariedade Técnica e do Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social.”
Trata-se de uma faceta significativa do processo de transformação econômica e social, que envolve universidades e outras instituições públicas, além de sindicatos e grande número movimentos sociais, ONGs, o governo da União e de vários Estados e Municípios.
O livro Circuito De Experiências Vol. II apresenta-se com alternativas tecnológicas e projetos empenhados com uma maior cooperação dos atores sociais e com o desenvolvimento social e solidário, salientando-se o significativo papel das engenharias e da extensão universitária nas evoluções de intervenção que enriquecem experiências locais e ações fundamentadas nos princípios da autogestão e economia solidária.
Os diversos temas discutidos aqui são orientados pela perspectiva de um desenvolvimento que instiguem nos atores sociais envolvidos nestes processos, além de senso crítico, consciência social e solidária.
Tal perspectiva propicia-nos uma reflexão sobre as possibilidades de atuação e pesquisa em engenharia relacionada ao desenvolvimento social, aproximando a universidade da comunidade na construção de um conhecimento contemporâneo multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar.
Deste modo, entende-se que a fusão de conhecimentos das diversas áreas que o compõem se faz cada vez mais necessária como forma de se lidar com a complexidade inerente a esse campo.
Neste segundo volume da coletânea apresentamos as experiências dos EREDSs que ocorreram em 2012. Temos algumas novidades: a primeira é que além das experiências, na segunda edição, dos EREDS Sudeste e Nordeste, trazemos também as experiências do I EREDS Norte.
Ampliando as regiões e os olhares da engenharia voltados para o desenvolvimento social; a outra novidade são os relatos pela comissão organizadora local dos três eventos para que você possa sentir e vivenciar um pouco mais do que aconteceu em cada região.
Assim, você perceberá as peculiaridades e também os pontos em comum que distintas regiões brasileiras apresentam.
Baixe o Vol. I aqui.