
A atividade científica produz um conjunto inabordável de resultados, muitas vezes contraditórios, sobre os mesmos temas e problemas. É, por definição, um domínio de altas complexidades. Imaginem pelo menos dois séculos de produção que avança e se potencializa com transformações no campo das relações sociais e inovações técnicas e tecnológicas.
Embora se pretenda buscar alguns acordos em torno das dimensões epistemológicas e metodológicas que legitimam a produção científica em diferentes domínios e campos de saber, raramente encontramos acordos suficientes para escapar aos dilemas e aos debates. A história da “Ciência” e das ciências se avoluma em nossos arquivos!
No interior de cada uma das disciplinas reconhecidas pelas instituições de cadastramento e fomento de pesquisa as discussões são enormes, gerando disputas paradigmáticas que atravessam os pesquisadores e obrigam o debate. No domínio das pesquisas interdisciplinares, a complexidade é ainda maior. Formam-se misturas que se desdobram infinitamente. Uma abordagem que apenas se aproxime das ciências e dos cientistas pode concluir que não há sequer acordos suficientes para justificar um espaço comum – o espaço científico.
O livro Conversando Sobre Metodologia Da Pesquisa Científica é um livro que traz uma base teórica sobre o desenvolvimento da pesquisa científica, possibilitando aos pesquisadores tais como alunos de graduação, pós-graduação e professores terem acesso a temas que são essenciais para a elaboração tanto de um projeto de pesquisa quanto o trabalho científico em si.
A leitura atenta dos capítulos que constam no livro abre possibilidades que facilitam quaisquer pesquisadores e os auxiliam em seus percursos investigativos e científicos. Os textos têm ligação uns com os outros, desenvolvidos em uma escrita acessível a qualquer leitor. Os textos compõem uma panorâmica sobre a metodologia da pesquisa científica dando suporte tanto a professores como a alunos.
Partindo das dificuldades relatadas por diferentes alunos em cursos de especialização e de mestrado é que esse livro surgiu, com características próprias de embasamento teórico e utilização de linguagem simples e clara. Nessa ótica, o livro Conversando Sobre Metodologia Da Pesquisa Científica aborda um conteúdo específico, mas relevante para o meio acadêmico científico, tratando a escrita científica como um aspecto essencial da produção científica, não como qualquer produção e sim como algo que vai além do simples escrever, ou seja, é uma escrita que atrai o leitor para a leitura.











