Gestão Das Redes E Sistemas Educacionais

Gestão Das Redes E Sistemas Educacionais busca atualizar as normas, as diretrizes e as orientações educacionais de âmbito nacional e estadual.

Gestão Das Redes E Sistemas Educacionais faz parte do conjunto de materiais e atividades que a Rede ColaborAção Tocantins (RCT) tem desenvolvido para apoio educacional nos Municípios do Tocantins no enfrentamento do período pandêmico provocado pelo novo Coronavírus e a Covid-19.

Considerando que grande parte dos Dirigentes Municipais de Educação (DME) assumiu tal cargo com a nova gestão municipal, e, ainda, que muitos cursistas da Rede a partir de 2021 não foram cursistas em 2020, no presente Caderno faz-se uma retomada dos conteúdos fundamentais para o planejamento e a gestão do retorno às aulas em 2021, trabalhados nos Cadernos temáticos “Gestão da Educação: validação das ações administrativas e pedagógico-curriculares e finalização do ano letivo de 2020” e “Gestão da Educação na Conjuntura da Pandemia: com a palavra, cursistas e formadores”.

Assim, Gestão Das Redes E Sistemas Educacionais busca atualizar as normas, as diretrizes e as orientações educacionais de âmbito nacional e estadual. Acrescenta-se a esse propósito o atendimento às necessidades dos Municípios sintetizadas no diagnóstico da Educação do Tocantins realizado em 2020 pela RCT.

Em geral, busca contribuir para assegurar a formação, o acompanhamento e a avaliação em política e gestão da educação e das instituições haja vista a necessidade de apoio aos processos de retomada das atividades escolares em 2021, bem como a constituição da autonomia e o cumprimento de incumbências municipais no campo da educação, integrando-se às políticas e planos da União e dos Estados.

Na consecução do supracitado objetivo, a RCT, respeitando a autonomia do Município e dos sistemas de educação/ensino, promove ações com os dirigentes e trabalhadores em educação, tendo por base o princípio da gestão democrática de participação efetiva, valorização da autonomia dos sujeitos envolvidos no processo educativo, pluralidade de pensamento e ações e transparência no desenvolvimento dos atos públicos.

Em assim sendo, o Caderno está organizado em cinco seções, abrangendo além desta introdução e das referências, os seguintes conteúdos: Rede ColaborAção Tocantins no contexto da pandemia; Pandemia e educação no Tocantins e seus marcos normativos e operacionais e o planejamento para o retorno às atividades escolares no Tocantins.

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Considerando que grande parte dos Dirigentes Municipais de Educação (DME) assumiu tal cargo com a nova gestão municipal, e, ainda, que muitos cursistas da Rede a partir de 2021 não foram cursistas em 2020, no presente Caderno faz-se uma retomada dos conteúdos fundamentais para o planejamento e a gestão do retorno às aulas em 2021, trabalhados nos Cadernos temáticos “Gestão da Educação: validação das ações administrativas e pedagógico-curriculares e finalização do ano letivo de 2020” e “Gestão da Educação na Conjuntura da Pandemia: com a palavra, cursistas e formadores”.

Assim, Gestão Das Redes E Sistemas Educacionais busca atualizar as normas, as diretrizes e as orientações educacionais de âmbito nacional e estadual. Acrescenta-se a esse propósito o atendimento às necessidades dos Municípios sintetizadas no diagnóstico da Educação do Tocantins realizado em 2020 pela RCT.

Em geral, busca contribuir para assegurar a formação, o acompanhamento e a avaliação em política e gestão da educação e das instituições haja vista a necessidade de apoio aos processos de retomada das atividades escolares em 2021, bem como a constituição da autonomia e o cumprimento de incumbências municipais no campo da educação, integrando-se às políticas e planos da União e dos Estados.

Na consecução do supracitado objetivo, a RCT, respeitando a autonomia do Município e dos sistemas de educação/ensino, promove ações com os dirigentes e trabalhadores em educação, tendo por base o princípio da gestão democrática de participação efetiva, valorização da autonomia dos sujeitos envolvidos no processo educativo, pluralidade de pensamento e ações e transparência no desenvolvimento dos atos públicos.

Em assim sendo, o Caderno está organizado em cinco seções, abrangendo além desta introdução e das referências, os seguintes conteúdos: Rede ColaborAção Tocantins no contexto da pandemia; Pandemia e educação no Tocantins e seus marcos normativos e operacionais e o planejamento para o retorno às atividades escolares no Tocantins.

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