![Rumos da Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e no Brasil tem como objetivo trazer à discussão temas do campo de conhecimento.](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2020/08/rumos-da-educacao-e-formacao-de-jovens-e-adultos.png?resize=205%2C285&ssl=1)
O Livro Rumos Da Educação E Formação De Jovens E Adultos Em Portugal E No Brasil é uma obra científica que tem como objetivo trazer à discussão, em dois contextos da lusofonia, temas essenciais deste campo de conhecimento e de práticas, suscitando reflexão crítica, quer nos académicos que pesquisam nesta área, quer nos profissionais que atuam em contextos diversificados nos quais a educação e formação de jovens e adultos (EFJA) tem marcado, e pode vir a marcar, presença.
Para além disto, a sua produção visa igualmente aportar para o debate técnico-político evidências científico-pedagógicas e justificativas teórico-conceptuais que fundamentem a sua (re)consideração enquanto prioridade nas agendas de política pública educacional, tanto em Portugal como no Brasil.
Com efeito, a decisão política, quando democrática e empreendedora, terá sempre melhores resultados se partir da auscultação abrangente e representativa dos vários setores da sociedade que pretende regular.
Desta forma, a governação global do setor da EFJA poderá beneficiar do conhecimento produzido e das pistas e recomendações elaboradas por investigadores com provas dadas na produção de conhecimento científico empiricamente balizado nesta área educacional, como é o caso dos autores dos 13 capítulos deste livro.
Beneficiará igualmente da visibilização de problemas, expetativas e desafios identificados por educadores que atuam em variados contextos onde se expressa e materializa este campo de práticas socioeducativas e que, em diversos capítulos deste livro, foram ouvidos em moldes que pretendem ampliar os efeitos possíveis do seu saber contextualizado, endógeno e especializado, visando repercutir numa decisão política de nova geração, capaz de assumir a transferência de poder do centro para as periferias, moldando políticas públicas com características botton up, democratizadas e democratizantes.
Trata-se de um livro que, na sua esfera de ação, pretende ampliar a abertura ao debate, e respectivos eixos de possíveis pesquisas, ao investigador e educador do campo de EFJA no seu papel de fazedor de alternativas político-pedagógicas, ou seja, de produtor de caminhos múltiplos que desafiem os rumos demasiadamente monocromáticos com que a tendência neoliberal vem tecendo o futuro da humanidade.
São 24 os autores de possibilidades que esta obra reuniu, articulou e interpelou. Serão muitos mais os leitores que, como sujeitos de ação, desmultiplicarão, talvez inspirados por estes contributos aqui reunidos, os efeitos educacionais que toda a ação de pensar as opções disponíveis comporta e adiciona às competências transversais necessárias ao cidadão do mundo atual.