A Antropologia Da Academia

A Antropologia Da Academia procura desvendar como as diferentes formas que a dominação intelectual ou cultural reveste as diversas sociedades.

Nesta obra, também indicada como um material didático para novos estudantes de Antropologia, Roberto Kant de Lima discute algumas questões ligadas ao colonialismo cultural, usando como exemplo sua experiência pessoal como estudante nos Estados Unidos.

Em A Antropologia Da Academia, já em sua terceira edição, revista e ampliada, o autor propõe o debate em torno da concepção da Antropologia como uma disciplina voltada para a compreensão dos problemas enfrentados pela sociedade que a originou, realizada por meio do método comparativo.

A partir daí, procura desvendar como as diferentes formas que a dominação intelectual ou cultural reveste as diversas sociedades, inclusive dentro de uma mesma sociedade.

Afirma Kant de Lima, no prefácio, que "a dominação não pode ser vista como determinada apenas por sua forma mais evidente, a econômica, o que pode levar à conclusão ingênua de que sua supressão pode ser alcançada com uma produção e tecnologia independentes. São muito mais sutis os caminhos do poder, e cabe a nós, antropólogos, explicitá-los como parte da vivência diária de nossas pesquisas".

É um de meus pressupostos a concepção da Antropologia como um campo de conhecimento formado enquanto disciplina científica nos quadros do pensamento do século XIX, voltada para a investigação de povos exóticos, progressivamente incorporados à cultura européia desde o início da expansão colonial.

Sua trajetória marcou-se pela perspectiva comparada que permitiu a crítica das categorias empregadas na interpretação de outras sociedades, culminando com uma investigação voltada para a compreensão da sociedade ocidental ela mesma.

É meu ponto de vista que a Antropologia sempre foi e ainda é uma disciplina voltada para a compreensão dos problemas enfrentados pela sociedade que a originou, realizada através do método comparativo.

É também meu pressuposto que o colonialismo e, mais tarde, o imperialismo, enquanto fenômenos de dominação política, econômica, social e cultural, não se fizeram manifestar da mesma forma sobre todas as sociedades dominadas ou dependentes.

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Em A Antropologia Da Academia, já em sua terceira edição, revista e ampliada, o autor propõe o debate em torno da concepção da Antropologia como uma disciplina voltada para a compreensão dos problemas enfrentados pela sociedade que a originou, realizada por meio do método comparativo.

A partir daí, procura desvendar como as diferentes formas que a dominação intelectual ou cultural reveste as diversas sociedades, inclusive dentro de uma mesma sociedade.

Afirma Kant de Lima, no prefácio, que “a dominação não pode ser vista como determinada apenas por sua forma mais evidente, a econômica, o que pode levar à conclusão ingênua de que sua supressão pode ser alcançada com uma produção e tecnologia independentes. São muito mais sutis os caminhos do poder, e cabe a nós, antropólogos, explicitá-los como parte da vivência diária de nossas pesquisas”.

É um de meus pressupostos a concepção da Antropologia como um campo de conhecimento formado enquanto disciplina científica nos quadros do pensamento do século XIX, voltada para a investigação de povos exóticos, progressivamente incorporados à cultura européia desde o início da expansão colonial.

Sua trajetória marcou-se pela perspectiva comparada que permitiu a crítica das categorias empregadas na interpretação de outras sociedades, culminando com uma investigação voltada para a compreensão da sociedade ocidental ela mesma.

É meu ponto de vista que a Antropologia sempre foi e ainda é uma disciplina voltada para a compreensão dos problemas enfrentados pela sociedade que a originou, realizada através do método comparativo.

É também meu pressuposto que o colonialismo e, mais tarde, o imperialismo, enquanto fenômenos de dominação política, econômica, social e cultural, não se fizeram manifestar da mesma forma sobre todas as sociedades dominadas ou dependentes.

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