
Neste Caderno, trabalharemos com a organização do trabalho de alfabetização dos pontos de vista da sala de aula e da escola como um todo.
O trabalho com alfabetização e letramento implica que o profissional da alfabetização adquira conhecimentos que lhe indiquem qual a melhor seleção de conteúdos, de métodos de ensino, de procedimentos, que devem ser dimensionados sempre pensando-se nas capacidades cognitivas dos alunos e no sentido da aprendizagem da linguagem escrita.
O professor e a escola precisam almejar bons resultados e, para nós, sucesso na alfabetização das crianças significa formação de bons leitores e produtores de textos.
Podemos considerar que o grande desafio do alfabetizador, hoje, consiste em organizar o trabalho contemplando, ao mesmo tempo, a apropriação do sistema de escrita e o uso efetivo da leitura e da escrita. Isso significa, em outros termos, alfabetizar letrando.
Abordaremos também alguns aspectos que podem contribuir para a organização do projeto de alfabetização da escola. Este, por sua vez, será determinado pela análise dos resultados que a escola vem alcançando nos últimos anos e pelo conhecimento das experiências prévias de leitura e escrita possíveis de serem desenvolvidas nas comunidades dos alunos.
A organização do processo de trabalho deve levar em conta múltiplas dimensões: a experiência metodológica acumulada pelos professores alfabetizadores, os materiais didáticos e outros materiais de leitura disponíveis, as experiências de formação de professores previstas pela escola, os tempos e espaços destinados à alfabetização e, como não poderia deixar de ser, os parâmetros curriculares adotados pela política educacional do Estado ou do Município.
Nos últimos anos, os professores têm sido formados na perspectiva de compreender conceitos relevantes para o seu trabalho. No entanto, tanto os professores como as redes de ensino têm clamado por propostas que articulem teoria e prática de sala de aula, no sentido de oferecer modelos para a organização do trabalho em sala de aula e na escola.
Daí a relevância da discussão temática deste Caderno. Abordamos diferentes dimensões que ajudam o professor a organizar o seu trabalho: a formulação do projeto pedagógico de alfabetização da escola, as estratégias de diagnóstico e avaliação das aprendizagens e alguns parâmetros que permitem elaborar um planejamento.

Baixe os outros livros da coleção aqui.