Formação De Formadores Para Residências Em Saúde

Escrita a muitas mãos, Formação De Formadores Para Residências Em Saúde oferta documentário e reflexão sobre a experiência de uma “comunidade de trocas”

Este livro reúne ensaios críticos sobre a formação de preceptores e tutores em programas de residência integrada e multiprofissional em saúde, tomando por base um projeto em rede do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Paraíba — NESC/UFPB.

Escrita a muitas mãos, Formação De Formadores Para Residências Em Saúde oferta documentário e reflexão sobre a experiência de uma “comunidade de trocas” envolvendo professores universitários, profissionais da rede de gestão e serviços de saúde e profissionais de saúde residentes. A experiência surge da identificação de fragilidades na formação dos residentes, resultantes, entre outros motivos, da baixa qualificação do corpo docente-assistencial para o exercício das funções de preceptoria e tutoria.

A discussão dos problemas percebidos levou à organização de uma formação na perspectiva de apoiar esses profissionais, minimizando as dificuldades, favorecendo o processo ensino-aprendizagem e contribuindo para o fortalecimento da atenção integral aos usuários da rede de saúde.

No decorrer da formação — nas discussões realizadas em sala de aula, nas atividades de dispersão e na elaboração de trabalhos finais, por conteúdo ou de curso — foram reconhecidas as principais lacunas educacionais que afetam o corpo docente-assistencial de residências: desconhecimento dos projetos pedagógicos dos programas, da rede de serviços de saúde e das linhas de cuidado; frágil domínio de estratégias pedagógicas que problematizem a prática, na busca pela apropriação de habilidades e resolutividade da atenção; dificuldades no trabalho multiprofissional e interdisciplinar; pouco estímulo à autonomia do residente em tomadas de decisão e, ainda, baixa reflexão sobre o aprender e pesquisar em meio às práticas de gestão e atenção.

Formação De Formadores Para Residências Em Saúde está constituído em 12 capítulos, divididos em quatro sessões, as quais oportunizam uma visão agregada, mas que o leitor pode escolher por onde começar. A relação que se estabeleceu com os autores, ao longo da elaboração dos capítulos, constitui singularidade ao livro: por um lado, uma “reunião de textos” (ou coletânea), por outro, a construção de uma “unidade-livro” (obra por capítulos).

Mas o livro não acaba em seu conjunto de capítulos, ele existe na medida em que se encontre com leitores e mobilize caminhos em novas experiências, com novos atores e com todos que desejem construir residências integradas e multiprofissionais em saúde.

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Escrita a muitas mãos, Formação De Formadores Para Residências Em Saúde oferta documentário e reflexão sobre a experiência de uma “comunidade de trocas”

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Escrita a muitas mãos, Formação De Formadores Para Residências Em Saúde oferta documentário e reflexão sobre a experiência de uma “comunidade de trocas” envolvendo professores universitários, profissionais da rede de gestão e serviços de saúde e profissionais de saúde residentes. A experiência surge da identificação de fragilidades na formação dos residentes, resultantes, entre outros motivos, da baixa qualificação do corpo docente-assistencial para o exercício das funções de preceptoria e tutoria.

A discussão dos problemas percebidos levou à organização de uma formação na perspectiva de apoiar esses profissionais, minimizando as dificuldades, favorecendo o processo ensino-aprendizagem e contribuindo para o fortalecimento da atenção integral aos usuários da rede de saúde.

No decorrer da formação — nas discussões realizadas em sala de aula, nas atividades de dispersão e na elaboração de trabalhos finais, por conteúdo ou de curso — foram reconhecidas as principais lacunas educacionais que afetam o corpo docente-assistencial de residências: desconhecimento dos projetos pedagógicos dos programas, da rede de serviços de saúde e das linhas de cuidado; frágil domínio de estratégias pedagógicas que problematizem a prática, na busca pela apropriação de habilidades e resolutividade da atenção; dificuldades no trabalho multiprofissional e interdisciplinar; pouco estímulo à autonomia do residente em tomadas de decisão e, ainda, baixa reflexão sobre o aprender e pesquisar em meio às práticas de gestão e atenção.

Formação De Formadores Para Residências Em Saúde está constituído em 12 capítulos, divididos em quatro sessões, as quais oportunizam uma visão agregada, mas que o leitor pode escolher por onde começar. A relação que se estabeleceu com os autores, ao longo da elaboração dos capítulos, constitui singularidade ao livro: por um lado, uma “reunião de textos” (ou coletânea), por outro, a construção de uma “unidade-livro” (obra por capítulos).

Mas o livro não acaba em seu conjunto de capítulos, ele existe na medida em que se encontre com leitores e mobilize caminhos em novas experiências, com novos atores e com todos que desejem construir residências integradas e multiprofissionais em saúde.

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