A Moda Na Perspectiva Compreensiva

Para refletir sobre o papel da moda na cultura contemporânea, tendo como base uma releitura e atualização dos sentidos a ela atribuídos por alguns autores, situamo-nos numa perspectiva compreensiva, no sentido próximo ao que lhe atribui Georg Simmel, sobretudo na obra em que estabelece diálogo com o fenômeno moda

, Filosofia da Modernidade. Pretende-se, nesse sentido, selecionar algumas noções que ajudam na observação da moda e da composição da aparência, a partir desse autor e de outros que se ancoram nesta vertente reflexiva.
Em Simmel, particularmente, será acionada a problemática da dupla articulação da moda entre o coletivo e o individual, o pertencimento e a distinção. Também sua rica reflexão sobre a tragédia da cultura e suas reverberações no campo da aparência; bem como a noção de estilo, ancorada, sobretudo, no capítulo final da sua obra Filosofia do Dinheiro.
Procuraremos também refletir sobre os possíveis desdobramentos daí decorrentes, a exemplo da noção de tribo, tão recorrente nos discursos mais recentes sobre o fenômeno moda, tendo como referência as obras de Michel Maffesoli no Tempo das Tribos e No Fundo das Aparências; Buscaremos, ainda, outras contribuições oriundas de áreas de concentração ou mesmo de abordagens distintas, a exemplo dos trabalhos no campo da antropologia interpretativa, tendo como referência Clifford Geertz, bem como a interessante analogia do drama traçada pelo sociólogo norte-americano Erving Goffman e a noção de fachada presente no seu trabalho. Desse modo, esperamos traçar certo percurso, interessado e comprometido com aspectos que repercutem as preocupações concernentes a nossa pesquisa, evidenciando, de algum modo, que, mesmo por caminhos diversos, todos esses pesquisadores se cruzam, em um dado momento, na busca de algo em comum.
No âmbito do presente trabalho, porém, nos restringiremos a uma breve releitura e atualização, à luz das inquietações que motivam nossa pesquisa, da obra de alguns daqueles que são considerados como os precursores dessa corrente reflexiva. Num segundo momento, portanto, pretendemos efetivar o mapeamento e problematização das noções concebidas por Simmel, Maffesoli, Geertz e Goffman entre outros autores, que desempenham papéis centrais na configuração da problemática sugerida neste trabalho, qual seja a identificação de algumas noções fundamentais para a compreensão do fenômeno da moda na contemporaneidade.

  

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

A Moda Na Perspectiva Compreensiva

Para refletir sobre o papel da moda na cultura contemporânea, tendo como base uma releitura e atualização dos sentidos a ela atribuídos por alguns autores, situamo-nos numa perspectiva compreensiva, no sentido próximo ao que lhe atribui Georg Simmel, sobretudo na obra em que estabelece diálogo com o fenômeno moda, Filosofia da Modernidade. Pretende-se, nesse sentido, selecionar algumas noções que ajudam na observação da moda e da composição da aparência, a partir desse autor e de outros que se ancoram nesta vertente reflexiva.
Em Simmel, particularmente, será acionada a problemática da dupla articulação da moda entre o coletivo e o individual, o pertencimento e a distinção. Também sua rica reflexão sobre a tragédia da cultura e suas reverberações no campo da aparência; bem como a noção de estilo, ancorada, sobretudo, no capítulo final da sua obra Filosofia do Dinheiro.
Procuraremos também refletir sobre os possíveis desdobramentos daí decorrentes, a exemplo da noção de tribo, tão recorrente nos discursos mais recentes sobre o fenômeno moda, tendo como referência as obras de Michel Maffesoli no Tempo das Tribos e No Fundo das Aparências; Buscaremos, ainda, outras contribuições oriundas de áreas de concentração ou mesmo de abordagens distintas, a exemplo dos trabalhos no campo da antropologia interpretativa, tendo como referência Clifford Geertz, bem como a interessante analogia do drama traçada pelo sociólogo norte-americano Erving Goffman e a noção de fachada presente no seu trabalho. Desse modo, esperamos traçar certo percurso, interessado e comprometido com aspectos que repercutem as preocupações concernentes a nossa pesquisa, evidenciando, de algum modo, que, mesmo por caminhos diversos, todos esses pesquisadores se cruzam, em um dado momento, na busca de algo em comum.
No âmbito do presente trabalho, porém, nos restringiremos a uma breve releitura e atualização, à luz das inquietações que motivam nossa pesquisa, da obra de alguns daqueles que são considerados como os precursores dessa corrente reflexiva. Num segundo momento, portanto, pretendemos efetivar o mapeamento e problematização das noções concebidas por Simmel, Maffesoli, Geertz e Goffman entre outros autores, que desempenham papéis centrais na configuração da problemática sugerida neste trabalho, qual seja a identificação de algumas noções fundamentais para a compreensão do fenômeno da moda na contemporaneidade.

  

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog