Para Não Esquecer

Os textos desta coleção não nos deixam esquecer de um momento, início da pandemia do covid-19 e o impacto sentido por nós professoras.

O GRUPAD – Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo, coordenado pelas Profas. Heloísa H. D. M. Proença e Renata B. S. Frauendorf – vinculado ao GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada – da Faculdade de Educação da UNICAMP, vice-coordenado pelo Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado, é um grupo colaborativo e tem suas atividades coordenadas e organizadas por todos aqueles que participam e desejam contribuir.

Um grupo colaborativo que nasceu em novembro de 2010 da força e desejo de professoras recém-formadas e iniciantes na carreira docente, que sentiam necessidade de conversar – dizerem do seu lugar de dizer – e pensar sobre a prática escolar na alfabetização. Atualmente é formado por educadoras no exercício da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil; por profissionais da coordenação pedagógica escolar; formadoras de professores que atuam nas redes públicas e privadas de ensino, entre outras profissionais vinculadas à educação escolar. Um coletivo formado majoritariamente por mulheres.

Com as escritas, nos reconhecemos enquanto professoras-pesquisadoras-organizadoras do conhecimento do chão da escola-casa. O nosso posicionamento, ao escrever, na escolha de cada palavra, cada enunciado, são atos responsáveis que assinam singularmente a escrita de nossas experiências, somos não-indiferentes aos sujeitos dos acontecimentos do cotidiano escolar, agora em nossas casas.

Quando percebemos, eram tantos escritos, que precisávamos fazer a palavra circular para além de nossas telas. Decidimos compartilhar pelas redes sociais do GRUPAD e nesses espaços recebemos respostas outras de sentimentos, emoções, revelados por diferentes leitores(as)-professoras e professores.

Os textos de Para Não Esquecer: Narrativas Das Experiências De Professoras No Contexto Da Pandemia Do Covid-19 não nos deixam esquecer de um momento, início da pandemia do covid-19 – anos 20 do séc. XXI – e o impacto sentido por nós professoras diante do fechamento das escolas, que muito embora esteja muito vivo entre nós, já é passado. Um passado que não pode ser apagado, esquecido, ou simplesmente abandonado em nome do novo normal, pois vivemos (continuamos a viver) intensamente as angústias e incertezas dos primeiros momentos da pandemia e aprendemos com essa experiência.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Para Não Esquecer

Os textos desta coleção não nos deixam esquecer de um momento, início da pandemia do covid-19 e o impacto sentido por nós professoras.

O GRUPAD – Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo, coordenado pelas Profas. Heloísa H. D. M. Proença e Renata B. S. Frauendorf – vinculado ao GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada – da Faculdade de Educação da UNICAMP, vice-coordenado pelo Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado, é um grupo colaborativo e tem suas atividades coordenadas e organizadas por todos aqueles que participam e desejam contribuir.

Um grupo colaborativo que nasceu em novembro de 2010 da força e desejo de professoras recém-formadas e iniciantes na carreira docente, que sentiam necessidade de conversar – dizerem do seu lugar de dizer – e pensar sobre a prática escolar na alfabetização. Atualmente é formado por educadoras no exercício da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil; por profissionais da coordenação pedagógica escolar; formadoras de professores que atuam nas redes públicas e privadas de ensino, entre outras profissionais vinculadas à educação escolar. Um coletivo formado majoritariamente por mulheres.

Com as escritas, nos reconhecemos enquanto professoras-pesquisadoras-organizadoras do conhecimento do chão da escola-casa. O nosso posicionamento, ao escrever, na escolha de cada palavra, cada enunciado, são atos responsáveis que assinam singularmente a escrita de nossas experiências, somos não-indiferentes aos sujeitos dos acontecimentos do cotidiano escolar, agora em nossas casas.

Quando percebemos, eram tantos escritos, que precisávamos fazer a palavra circular para além de nossas telas. Decidimos compartilhar pelas redes sociais do GRUPAD e nesses espaços recebemos respostas outras de sentimentos, emoções, revelados por diferentes leitores(as)-professoras e professores.

Os textos de Para Não Esquecer: Narrativas Das Experiências De Professoras No Contexto Da Pandemia Do Covid-19 não nos deixam esquecer de um momento, início da pandemia do covid-19 – anos 20 do séc. XXI – e o impacto sentido por nós professoras diante do fechamento das escolas, que muito embora esteja muito vivo entre nós, já é passado. Um passado que não pode ser apagado, esquecido, ou simplesmente abandonado em nome do novo normal, pois vivemos (continuamos a viver) intensamente as angústias e incertezas dos primeiros momentos da pandemia e aprendemos com essa experiência.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog